Home » Imprensa » Releases » Brasileiros vencem prêmio internacional de sustentabilidade com aplicativo que incentiva uso consciente de recursos

Brasileiros vencem prêmio internacional de sustentabilidade com aplicativo que incentiva uso consciente de recursos

PepsiCo América Latina, juntamente com Young Americas Business Trust e a Organização dos Estados Americanos (OEA), premiaram jovens do México, Bolívia e Brasil que apresentaram soluções a desafios ambientais.
 
 
Brasil, junho de 2016.  Com objetivo de se aproximar dos jovens latino-americanos e caribenhos, a PepsiCo,  juntamente ao YABT e a OEA, lançaram, pelo sétimo ano consecutivo, o Eco-Desafio, uma plataforma de apoio que busca incentivar jovens dessas regiões a criar consciência sobre temas de sustentabilidade ambiental para as futuras gerações. As etapas finais e a cerimônia de premiação do Eco-Desafio 7.0 foram realizadas nesta semana, em Santo Domingo, República Dominicana, durante a sétima edição da TICAmericas, que apoia o desenvolvimento de soluções ambientais e negócios sustentáveis. Os vencedores receberam um prêmio em dinheiro de US$5.000 cada um, para a execução de seus projetos, assim como assessoria para o desenvolvimento dos projetos e acesso a uma ampla rede de troca de conhecimentos.
 
O projeto, que teve um time brasileiro vencedor, está inserido na temática ambiental da Competência de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas), voltada para a jovens empreendedores entre 18 e 34 anos de idade para proporem soluções a negócios inovadores e viáveis, alinhados aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que promovam o desenvolvimento da região. Nesta edição, foram recebidas 1693 propostas, entre as quais houve doze finalistas para o Eco-Desafio do continente, sendo três finalistas na categoria Eco-Desafio Colômbia, patrocinada pela Postobón, e três finalistas na categoria Eco-Desafio América Central, apoiadas pela CBC.
 
Os 18 finalistas apresentaram seus projetos a Luis Almagro, Secretário Geral da OEA, e aos assistentes da 46º Assembleia Geral da OEA. Nesta edição do programa foram premiadas, nos quatro desafios ambientais as seguintes equipes: 
 
  • Sumet Lum óleos - México - Eco-Desafio 1: Categoria de Agricultura sustentável;
  • Green Blocks - México - Eco-Desafio 2: Categoria de Reciclagem de PET;
  • Regare - Bolívia - Eco-Reto 3: Categoria de Acesso à água;
  • Pague Verde - Brasil - Eco-Reto 4: Categoria de Aplicativo ecoamigável;
  • Menos resíduos, mais alimentos - Eco-Reto Colômbia;
  • Reciklos - El Salvador - Eco-Reto América Central.
 
 
Além disso, a PepsiCo e o YABT também elegeram a Mulher Empreendedora das Américas, com uma premiação de $2.000 (dois mil dólares). O valor foi entregue a Lucitania Castillo, representante do projeto “Jompeame”, com o objetivo de permitir às mulheres jovens, o acesso a mais oportunidades de desenvolvimento, motivá-las a ter um papel ativo na sociedade por meio do empreendimento, e conquistar, desta forma, um crescimento econômico mais equitativo.
 
“Um dos maiores valores da TIC Américas e do Eco-Desafio não é somente ganhar um prêmio, e sim as oportunidades que esta plataforma oferece aos jovens para criar redes, para conhecer potenciais sócios ou investidores, e colocar suas ideias em prática ou expandi-las. Então, aproveitem esta oportunidade!”, disse, dirigindo-se aos jovens participantes, Gabriela de la Garza, Diretora de Sustentabilidade para América Latina da PepsiCo.
 
Liderado pela PepsiCo, junto com suas sócias, as engarrafadoras CBC e Postobón, o Eco-Desafio é desenvolvido anualmente com o objetivo de impulsionar e oferecer oportunidades a jovens da América Latina e o Caribe para desenvolverem soluções que ajudem a conservar os recursos naturais e minimizar o impacto no meio ambiente, assim como incentivar a inovação e o espírito empreendedor entre os jovens da região. Na edição de 2016, a iniciativa conta também com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do BanReservas.
 
A PepsiCo é guiada por sua visão de negócios de ‘Performance com Propósito’, que significa entregar ótimo desempenho, fazendo as coisas certas para as pessoas e para as comunidades ao redor do mundo. “O desenvolvimento da juventude está alinhado a nossa visão de sustentabilidade de ‘Perfprmance com Propósito’. É por isso que, nesta edição do Eco-Desafio, propomos aos jovens alguns desafios ligados a problemas ambientais relacionados ao nosso negócio; dessa forma, mostramos, na prática, a importância de aproximar a sociedade e a iniciativa privada na busca de soluções inovadoras”, disse Leonel Ruiz, Gerente Geral da PepsiCo Bebidas América Central e Caribe.
 
Os 18 finalistas do Eco-Reto tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a Luis Almagro, Secretário Geral da OEA, e aos assistentes da 46º Assembleia Geral da OEA. “Os projetos apresentados este ano são, sem dúvida, soluções inovadoras. Convido vocês a aproveitarem as oportunidades de aprendizado e relacionamento que este evento oferece. Acreditem, este é um dos maiores benefícios que este programa tem”, finalizou Ruíz.
 
Conheça os Vencedores
 
  • Eco-Desafio 1: Agricultura sustentável
Sumet Lum Óleos Essenciais - México
 
Sumet Lum Óleos Essenciais reutiliza os resíduos frutais gerados por mercados públicos, quitandas, grupos de produtores agrícolas, entre outros, para fabricar óleos essenciais e outros compostos biológicos de interesse industrial. Os óleos essenciais Sumet Lum promovem também o turismo em Chiapas, criando embalagens que incorporam elementos próprios da região.
Membros da equipe:
Adriel Alejandro Aguilar Morgan / Claudia Alejandra Morgan López / Eder Caballero Moreno
 
  • Eco-Desafio 2: Reciclagem de PET
Greenblocks - México
Greenblocks fabrica insumos sustentáveis para a construção, a partir da reciclagem de resíduos plásticos, e oferece oportunidades de trabalho formal para pessoas em condições de pobreza em Chiapas. Os plásticos reciclados são triturados e incorporados em materiais de construção, como ecoblocos, ecopaineis e ecotetos.
Membros da equipe:
Eder Armando Caballero / Gabriel Castañeda Nolasco / Marco Antonio Jiménez Escobar
  • Eco-Desafio 3: Acesso à água
Regare - Bolívia
 
REGARE oferece uma solução tecnológica para a coleta, armazenamento e distribuição de água durante a época de chuvas.
Esse sistema se torna inovador, rentável e amigável com o meio ambiente e é apresentado como uma estratégia de adaptação à mudança climática, permitindo um aproveitamento adequado da água.
Membros da equipe:
Gloria Ordóñez Valenzuela / Winny Sejas Lazarte / Sergio Vargas Aranda / Sergio Rossales Vargas Maya Vargas Villaroel
 
  • Eco-Desafio 4: Aplicativo ecoamigável
Pague Verde - Brasil
Pague Verde é um aplicativo web e para celular que educa, motiva e empodera as pessoas para consumirem água e eletricidade com responsabilidade. O aplicativo facilita ao usuário monitorar seu consumo e dá recursos para melhorar essa economia.
Membros da equipe:
Marcelo Andriolli / Heider Berlin / Alexandre Vieira / Diogo Ferreira Alvos
 
  • Eco-Desafio Colômbia - Menos resíduos, mais alimentos
“Menos resíduos, mais alimentos” reincorpora os resíduos agroindustriais (vegetais ou do amido) ao processo produtivo, mediante a produção de xaropes naturais açucarados utilizados como adoçantes que aportam baixas calorias no produto final. Graças a esse processo inovador, é possível recuperar entre 70% e 90% dos resíduos de frutas e vegetais.
Membros da equipe:
Karen Alejandra Bueno Zabala/ Angela Adriana Ruiz Colorado / Paola Cristina Giraldo / Lida Isabel Tamayo
 
 
  •  Eco-Desafio América Central – Reciklos - El Salvador
Reciklos é um dispositivo tecnológico que promove uma nova cultura de reciclagem PET em El Salvador, procurando mudar a maneira tradicional de reciclar e incentivando os cidadãos, de forma lúdica, a reciclarem massivamente.
Membros da equipe:
Caleb Padilla / Ernesto Fuentes / David Fuentes
 
Sobre Eco-Reto
Em 2009, a PepsiCo e o YABT se associaram para criar o Eco-Desafio, uma categoria de prêmios dentro da TIC Américas focada em projetos inovadores que oferecem soluções criativas aos problemas ambientais de nosso hemisfério. Em 2013, a CBC e o YABT se associaram para criar o Eco-Desafio América Central e, em 2014, a Postobón se uniu com o objetivo de juntar forças na Colômbia.
SOBRE A PEPSICO
 
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. Com receita líquida de mais de US$ 63 bilhões em 2015, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY®GATORADE®PEPSI-COLA®QUAKER® e TROPICANA®, a companhia possui 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.
 
No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais empresas de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO® (achocolatado em pó), TODDYNHO® (achocolatado pronto para beber),ELMA CHIPS® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo), LUCKY®TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®e FOFURA®(snacks), EQLIBRI™ e  MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® Ice Tea (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!®, MOUNTAIN DEW® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás), e DRINKFINITY® (sistema de bebidas portátil e pessoal).
 
A companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de mais de 13 mil funcionários. Desde 1997, a empresa mantém estreita parceria com a Ambev – Companhia de Bebidas das Américas – para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE®, LIPTON® Ice Tea e MOUNTAIN DEW®, aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.
 
No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável e valor para os acionistas. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos.
  
Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
 ·         Twitter | @PepsicoBrasil
 ·         Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil
 ·         PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/
 ·         PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr
  
Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
 ·         Twitter | @PepsiCo
 ·         Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo
 ·         PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/
 ·         PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html
 ·         PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/
 ·         PepsiCo Videos | http://www.youtube.com/user/PepsiCoVideo
  
Relações com a Imprensa -  PepsiCo:
Corporativo – Burson-Marsteller
Gabriel Guimarães – 11 3094-2295 // gabriel.guimaraes@bm.com
Leonardo Guariso – 11 3094-2290 // leonardo.guariso@bm.com
  
Marcas alimentos – Burson-Marsteller
Leonardo Sola – 11 3094-2269 // leonardo.sola@bm.com
Rafael Medeiros – 11 3094-2249 // rafael.medeiros@bm.com
  
Marcas Pepsi, H2OH!, Lipton Ice Tea, Kero Coco, Drinkfinity e Mountain Dew – In Press
Izabella Marconi – 11 3323-3778 // izabella.marconi@inpresspni.com.br 
Danielle Júlio – 11 3323-1596 // danielle.julio@inpresspni.com.br
Beto Camargo  – 11 3323-1648 // beto.camargo@inpresspni.com.br

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »