Home » Propósito » Cidadania Corporativa

Cidadania Corporativa

A PepsiCo respeita, apoia e investe nas comunidades nas quais opera.

 

Programa Transformando Comunidades

Criado a partir do desejo dos funcionários de gerar maior proximidade entre as comunidades e a PepsiCo, Transformando Comunidades é um programa guarda-chuva com as variáveis: leis de incentivo fiscal, doação de produtos, capacitação de jovens e voluntariado. O programa quer fomentar as condições necessárias para gerar valor e impulsionar o desenvolvimento sustentável de pessoas envolvidas em nossos negócios.
 
O “Transformando Comunidades” começou como projeto-piloto no segundo semestre de 2014 com 360 funcionários de 5 plantas da PepsiCo no Brasil. Desde então, cresceu significativamente: foi implementado em 13 plantas, 1.021 voluntários atuaram em 460 comunidades, 31 toneladas de alimentos foram doados e vimos mais de 110 mil pessoas serem impactadas positivamente.

Sabemos que o crescimento econômico não se sustenta a longo prazo sem progresso social e sem compromisso ambiental. O fortalecimento do vínculo entre funcionários, PepsiCo e comunidades locais é peça fundamental do nosso crescimento sustentável que, ao final, contribuirá para fazer do Brasil um país melhor.




 

Projetos Patrocinados

  • Instituto Passe de Mágica
    • Educação através do esporte – Grande São Paulo (Instituto Passe de Mágica)
      O projeto promove a prática lúdica do basquete como um complemento à educação para 480 jovens de 7 a 15 anos, matriculados na rede pública de ensino na Grande São Paulo.
      Ao final das atividades, são promovidos debates sobre assuntos de interesse dos participantes, visando proporcionar o desenvolvimento integral da turma. 
       
  • Eprocad 
    • Futebol de rua (Fundação EPROCAD)
      Por meio da prática do futebol, o projeto oferece oportunidades de inclusão social a 120 crianças e jovens, de 12 a 17 anos, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social em Santana do Parnaíba, SP.
      As equipes participantes são mistas e há atividades organizadas pelos próprios alunos. Além disso, a conduta dos participantes é considerada mais importante que o número de gols.
       
  • Prêmio Eco-Challenge
    • O prêmio Eco-Challenge, iniciativa do YAB T (Young Americas Business Trust) com apoio da PepsiCo, reconhece ideias inovadoras voltadas para a sustentabilidade. O apoio/patrocínio ao Eco Challenge pela PepsiCo tem como base o compromisso de fortalecer e acelerar as transformações socioambientais em suas comunidades, além de incentivar o empreendedorismo e promover o “empoderamento” de jovens. 
       
  • Mostra EcoFalante
    • A 3º edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental reuniu conteúdos audiovisuais multiplataforma, filmes de ficção, documentários,produções televisivas e outras mídias, promovendo um amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável. A mostra é dividida em 3 programas:
      - Retrospectiva Histórica: uma reflexão sobre o cinema e o meio ambiente ao longo do século XX;
      - Mostra Contemporânea: um panorama atual de obras que vem se destacando em festivais nacionais e internacionais;
      - Mostra Escola/Infanto-juvenil: Temática ambiental de forma lúdica através de curtas de animação.
      O projeto foi realizado em cinemas da cidade de São Paulo na segunda quinzena de março de 2014 e seguiu pelo interior do estado em outubro de 2014. Estimamos que atingimos um total de 12.000 pessoas durante a mostra.
  • Qualé o seu negócio?
    • QUALÉ O SEU NEGÓCIO? é um projeto de difusão do filme “BRASIL, QUALÉ O SEU NEGÓCIO?” e contempla:

      • Circuito de exibição itinerante nas periferias no estado de São Paulo
      • Distribuição de DVDs em escolas públicas e universidades
      • Publicação de um blog com trechos extras, imagens e depoimentos captados durante
      as exibições.
      O documentário de 78 minutos aborda a experiência de 14 microempreendedores nas periferias de São Paulo e Rio. Assista o trailer aqui.                                                                               
      • Realização de 34 sessões gratuitas do filme em bairros periféricos da Grande São Paulo e Baixada Santista
      • Realização de 16 debates entre os espectadores e convidados (personagens do filme ou pessoas ligadas ao tema do empreendedorismo), articulados às exibições
      • Distribuição de 2000 DVDs para instituições de ensino locais
      • Aprox. 6.800 pessoas público atingido diretamente pelas sessões
      • Criação de blog e outras plataformas web do projeto abordando o tema empreendedorismo na periferia (layout do blog em construção).
       
  • Vira Latas de Aluguel
    • O projeto surgiu do convívio do artista multimídia Daniel Gaggini com a Comunidade de Heliópolis, onde atua em projetos socioculturais desde 2009. O objetivo central da iniciativa foi capacitar jovens, moradores de Comunidades Populares, no fazer teatral. 115 pessoas se inscreveram, 75 foram testadas e 30 capacitadas em mais de 100 horas de atividades ligadas às artes cênicas.

      Para a segunda etapa, dos 30 jovens, 16 foram convidados para participar de um processo coletivo, no qual escreveram um texto teatral a partir de improvisações e tendo como ponto de partida o universo do filme Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino. O espetáculo estreou em outubro de 2013 e foi encenado na Comunidade de Heliópolis até 31 de março de 2014. A peça foi sucesso absoluto de público e crítica, teve todas as suas sessões esgotadas, foi destaque nos principais meios de comunicação e recebeu diversos prêmios.


A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »