Home » Propósito » Programas » Educação Profissional

Educação Profissional

 

Educação Profissional Pepsico

Cenário dos jovens no Brasil

Na busca pelo primeiro emprego, jovens –em especial os de famílias de baixa renda– se deparam com um problema que os insere num círculo vicioso: não conseguir trabalho por falta de experiência e não conseguir experiência por falta de trabalho.

Em paralelo, a partir do crescimento econômico em diversas áreas, muitas empresas têm se queixado da falta de trabalhadores capacitados para seus quadros profissionais.

A Fundação Iochpe, através do Formare, oferece um consistente programa de capacitação profissional que, associado a benefícios –alimentação, transporte, bolsa auxílio, entre outros–, pode dar aos jovens uma oportunidade única de saírem de uma condição crítica, fruto da baixa qualidade da educação, e se tornarem profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O Formare é um ambiente de aprendizagem profissional que desenvolve, por meio da ação voluntária, a potencialidade de jovens de populações de baixa renda para integrá-los à sociedade como cidadãos e profissionais. Possui quatro focos:

  • Atenção ao educando, de forma a promover seu desenvolvimento como profissional e cidadão integrado ao meio em que vive
  • Atenção ao educador, identificado junto ao corpo funcional da empresa mantenedora, que, ao trabalhar como voluntário, assume a sua função como cidadão
  • Atenção ao espaço físico, que deve ser preparado de modo a possibilitar a integração do fazer e do pensar nas atividades previstas no planejamento curricular
  • Atenção com a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho, com acompanhamento e orientação no período inicial

O resultado de pesquisas comprovam que a educação é um mecanismo fundamental de transformação social. Ao analisar o desenvolvimento profissional dos jovens egressos do Formare, comprovou-se que cerca de 80% deles conquistaram o primeiro emprego ao término do curso.

A parceria do Instituto PepsiCo com o Formare compreende os seguintes objetivos:

  • Desenvolver a potencialidade de jovens de famílias de baixa renda, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho
  • Possibilitar que a empresa desenvolva um trabalho social de qualidade junto a sua comunidade
  • Gerar o interesse entre os funcionários da empresa em participar dos processos de cidadania
  • Evitar desperdício de recursos materiais e humanos com ações sociais que não geram resultados efetivos de longo prazo
  • Institucionalizar na empresa as práticas de responsabilidade social, por meio da capacitação de educadores voluntários
  • Melhorar o ambiente interno e externo à empresa, gerando valor para a comunidade

www.formare.org.br

 

 

 

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »