Home » Imprensa » Releases » Iniciativa Regional para a reciclagem inclusiva amplia sua rede de sócios na América Latina

Iniciativa Regional para a reciclagem inclusiva amplia sua rede de sócios na América Latina

  • A Iniciativa Regional de Reciclagem Inclusiva (IRR), formada pelos sócios-fundadores Coca-Cola América Latina, Fundação AVINA, Red-Lacre e o BID-FOMIN, todos reunidos em Bogotá, Colômbia, deram as boas-vindas à PepsiCo América Latina como novo sócio da organização.
  • Desde 2011 a IRR tem trabalhado em 14 países, beneficiando diretamente a 5789 recicladores, incluindo 27 governos municipais.
  • Adicionalmente, a IRR e a Parceria Nacional para a Reciclagem Inclusiva da Colômbia colocarão em andamento o novo projeto para o fortalecimento de sistemas urbanos de reciclagem inclusiva no país andino.

Bogotá, 4 de fevereiro de 2015 - No âmbito da apresentação de resultados e do crescimento da Aliança Nacional pela reciclagem inclusiva da Colômbia – projeto de alcance regional para a institucionalização e o melhoramento da gestão de resíduos na Colômbia – a Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR9 que também colabora com a Aliança, apresentou a PepsiCo América Latina como novo sócio da iniciativa.

A companhia global de bebidas e alimentos se une à Divisão de Água e Saneamento do Grupo BID, o Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) do BID, à Fundação Avina, à Rede Latino-americana de Recicladores (Red-LACRE) e à Coca-Cola América Latina, organizações fundadoras da IRR em 2011.

Como novo sócio da IRR, a PepsiCo soma 9 projetos regionais à Iniciativa, os quais fazem parte do seu programa de reciclagem Waste to Wealth (Criando Riqueza com Resíduos), que tem se desenvolvido nos últimos sete anos. A PepsiCo facilitará os investimentos chave, amplificará a mensagem de IRR, contribuirá com recursos econômicos e participará da governança corporativa da iniciativa.

“Não é todos os dias que vemos duas empresas que concorrem sem trégua ao redor do mundo decidindo cooperar para apoiar um objetivo comum”, comentou o presidente do BID, Luis Alberto Moreno. “O fato desses grandes rivais como Coca-Cola e PepsiCo estarem dispostos a trabalhar lado a lado no melhoramento da qualidade de vida pessoas menos afortunadas da nossa região é só uma amostra do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e dá um magnífico exemplo para outras grandes empresas ".

Para Brian Smith, Presidente da Coca-Cola na América Latina, “A sustentabilidade está na essência do nosso negócio e a Coca-Cola está comprometida com a criação de valor para as comunidades onde prestamos nossos serviços com orgulho e para esse planeta onde todos fazem parte. A entrada de um novo sócio é uma engrenagem fundamental que gera sinergias e impulso para a Iniciativa. Também somos cientes que, para ter mais sucesso, devemos nos associar com organizações e ONGs que compartilhem essa visão. Os avances da IRR na América Latina se alimentam de novos atores que ofereçam experiência, conhecimento e visão na criação de modelos sustentáveis”.

De 2011 até hoje, a IRR trabalhou em 14 países. Atualmente, conta com presença operativa em 9 países, com 6 projetos estratégicos aprovados e 3 em progresso que já beneficiaram diretamente 5789 recicladores, incluindo 27 governos municipais.

Igualmente, a IRR tem incentivado a participação social, conseguindo que 1027 pessoas participem em eventos regionais e nacionais de Reciclagem Inclusiva.
O Presidente da PepsiCo América Latina Bebidas, Luis Montoya, expressou que a empresa fica muito satisfeita com seu ingresso na iniciativa, sendo que: “compartilhamos a visão e missão com a IRR e seus sócios. Desde 2008, a PepsiCo tem trabalhado em vários programas de reciclagem inclusiva na região no âmbito do programa Criando Riqueza com Resíduos. Para nós é um grande prazer participar deste momento histórico onde unimos forças com outras empresas líderes para apoiar a reciclagem na região".

Nos últimos 7 anos, a PepsiCo América Latina tem trabalhado com diferentes sócios, incluindo o BID, em programas de reciclagem como Waste to Wealth (Criando Riqueza com Resíduos), que visa implementar soluções de resíduos sólidos voltadas para contribuir com o cuidado do meio ambiente, o melhoramento da qualidade de vida e de trabalho dos recicladores e a promoção do desenvolvimento de mercados locais de reciclagem sustentáveis.

Adicionalmente, a Aliança Colombiana e a IRR anunciaram a posta em andamento de um projeto de alcance nacional na Colômbia. A institucionalização do sistema de reciclagem inclusiva, beneficiará aproximadamente 3 mil recicladores do país com acompanhamento técnico em planejamento estratégico, prestação de serviço público de asseio, formulação de projetos educacionais para a cadeia de valor e economias solidárias, governança e comunicações organizacionais.
 
A participação de atores públicos e privados tem sido fundamental para o desenvolvimento deste projeto. Nesse sentido, o Presidente da Fundação AVINA, Sean McKaughan, expressou que “A união de vários atores de diferentes setores que se complementam permite conseguir uma resposta sólida e que facilita o desenvolvimento de soluções. As cadeias de valor da reciclagem inclusiva não estariam completas; nem seriam sustentáveis, sem a atuação das empresas, contribuindo com conhecimentos, recursos e visão, na criação de modelos sustentáveis”.

Por último, Severino Lima, da Red-LACRE, explicou que “Este marco representa um reconhecimento para o trabalho dos recicladores e é uma grande satisfação para nós ver que graças à colaboração de numerosas organizações, estamos conseguindo melhorar o sistema de gestão de resíduos e atingir um benefício real para a sociedade”.


Sobre a Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR)
A Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR), um projeto desenvolvido conjuntamente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação AVINA e Coca-Cola América Latina, nasceu em 2011. Seu objetivo é trabalhar com atores públicos e privados em diferentes países da região na criação das condições necessárias para a inclusão dos recicladores nos serviços de gestão integral dos resíduos sólidos e a cadeia de valor da reciclagem. Os sócios do programa são a Divisão de Água e Saneamento e o Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) do Grupo BID, a Fundação Avina, a Rede Latino-americana de Recicladores (Red-LACRE), Coca-Cola América Latina e PepsiCo América Latina.

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »