Home » Imprensa » PepsiCo na Imprensa » Iniciativas Sustentáveis: PepsiCo – Foco na segurança e saúde do trabalhador

Iniciativas Sustentáveis: PepsiCo – Foco na segurança e saúde do trabalhador

Em seis anos a empresa conseguiu reduzir mais de 95% de acidentes com afastamento e 94% a taxa de gravidade
 

Por Karen Pegorari Silveira

No mundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, a cada ano, 2 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas ao trabalho e mais de 320 mil morrem em acidentes de trabalho. Já no Brasil, segundo números do Ministério da Previdência Social, a cada hora, ocorrem três acidentes de trabalho.

Preocupados com essa questão, que impacta principalmente as indústrias, a PepsiCo realizou, em julho de 2008, uma grande avaliação em dez fábricas, que compreendeu: auditoria de conformidade legal, avaliação comportamental, cultura para segurança, infraestrutura, estrutura de pessoal técnico da área, recursos dedicados, processos, inserção na comunidade local e comunicação interna.

A partir de então, a empresa elaborou uma estratégia de trabalho para os 5 próximos anos, cuja prioridade seria a redução dos acidentes e a estruturação da gestão da área de Meio Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalhador (MASS).

O plano foi implantado em todas as unidades ao mesmo tempo e já no primeiro ano teve redução nos acidentes e gravidade dos acidentes.

A gerente Lea Mayor conta que desde 2008 a empresa conseguiu diminuir bastante os índices. “Reduzimos em 95,1% os acidentes com afastamento e em 94,01% a taxa de gravidade. Além disso, em 2014, implementaremos o Sistema de Gestão Integrado, em um modelo específico para a PepsiCo global que alavancará ainda mais a segurança de nossos funcionários e parceiros”, complementa ela.

Esse novo modelo de gestão de MASS na PepsiCo foi estruturado, após uma avaliação de seis meses, em uma plataforma baseada em quatro pilares: conformidade legal; requisitos corporativos; gerenciamento de riscos; padronização e transformação cultural. Para cada pilar foram instituídos planos de ações e indicadores de desempenho. Dessa forma, foram criados processos para a área de MASS, treinamentos, desenvolvimento de competências, plano de carreira, treinamentos obrigatórios de segurança para todas as funções das plantas, programa de comportamento e forte trabalho de cultura focado nas lideranças da PepsiCo, desde os níveis mais seniores, incluindo presidente, até lideranças operacionais.

A gerente Lea Mayor relata ainda que esse projeto traz benefícios para a empresa e para os funcionários e a economia gerada é consequência da redução dos acidentes. “É importante ressaltar que é uma iniciativa na qual todos ganham, e está alinhada com a visão estratégica de Performance com Propósito que tem entre seus pilares a Sustentabilidade de Talentos, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Humana. Neste sentido, valorizamos nossas pessoas e buscamos continuamente a melhora das condições de trabalho dos nossos funcionários”, diz a profissional.

Além dessa ação, a PepsiCo também possui um programa chamado Sou + PepsiCo, em que acontecem diversas ações em prol do bem estar dos funcionários.

Sobre a PepsiCo

A PepsiCo foi eleita por 13 vezes como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo pesquisa da Revista Exame e FIA/USP, tem mais de 13 mil funcionários e é detentora de marcas como: Pepsi, H2O, Quaker, Ruffles, Toddy e etc.

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »