Resultados de 2017 foram animadores nos três focos da companhia: Produtos, Planeta e Pessoas

Performance com Propósito é uma realidade da PepsiCo. As ações da companhia estão vinculadas a essa agenda, que nesta fase tem planejamento até 2025. No Relatório de Sustentabilidade divulgado no mês passado, sobre 2017, a empresa apresentou um progresso importante nas três áreas de foco: Produtos, Planeta e Pessoas.

“Performance com Propósito tem a ver com o caráter da nossa empresa e com administrar a PepsiCo com foco não apenas nas prioridades de curto prazo, mas também nos objetivos de longo prazo, reconhecendo que nosso sucesso – e o sucesso das comunidades que atendemos e do resto do mundo – estão indissoluvelmente ligados”, afirmou Indra K. Nooyi, presidente e CEO da PepsiCo.

Resultados que fazem com que a PepsiCo se comprometa, ainda mais, com essas iniciativas sustentáveis. Em casa e “fora” dela. Operações, cadeia de valor e a indústria de alimentos e bebidas em geral. Todos são impactados por essa mudança de atitudes.

“Hoje, é mais importante do que nunca fazer avançar a sustentabilidade e a lucratividade ao mesmo tempo, e estou muito orgulhosa de dizer que é isso que estamos fazendo há mais de uma década", afirmou Indra.

Em Produtos, a PepsiCo continuou a reduzir os açúcares e sódio em seus portfólios de bebidas e alimentos. Em toda a linha fez mudanças de olho em produtos mais equilibrados. Por meio de inovações e reformulações, fechou 2017 com 43% do volume de seu portfólio de bebidas com 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por porção de 355 ml – em 2016 eram 40%. A Pepsi Black zero açúcar, um dos maiores exemplos dessas reformulações, está agora disponível em 73 mercados globalmente.

A cadeia também é impactada por soluções mais sustentáveis. Preocupação com o Planeta, é algo prioritário para a companhia. Atualmente, quase 80% das safras de matérias-primas usadas pela PepsiCo no mundo são provenientes de agricultores envolvidos no Programa de Agricultura Sustentável da empresa. São mais 40 mil produtores, em 38 países.

O programa tem como objetivo otimizar práticas e resultados econômicos, sociais e ambientais nas fazendas. Esse número mais que dobrou em relação aos 34% do fim de 2016. Além disso, o Relatório destacou que, desde 2006, a PepsiCo, a Fundação PepsiCo e seus parceiros proporcionaram a quase 16 milhões de pessoas acesso à água potável.

Outro pilar fundamental é o Pessoas. Já são 6,4 milhões de mulheres e meninas atendidas por meio de investimentos em comunidades locais no mundo todo desde 2015. Isso inclui projetos como Mulheres com Propósito, em que a empresa ajuda a apoiar milhares de mulheres na América Latina a terem acesso a oportunidades de empreendedorismo e emprego.

Agora, a nossa missão é repetir e melhorar os bons resultados obtidos no ano passado. Você pode ler o Relatório de Sustentabilidade de 2017 completo neste link.