Home » Imprensa » Releases » PepsiCo celebra 50 anos com ação global de voluntariado

PepsiCo celebra 50 anos com ação global de voluntariado

No Brasil, 21 instituições do terceiro setor são beneficiadas pela companhia por meio do projeto “Transformando Comunidades”. Desde 2014, iniciativa já impactou mais de 21 mil pessoas.
 
São Paulo, outubro de 2015 – Em comemoração aos seus 50 anos, desde a fusão das empresas Pepsi-Cola e Frito-Lays, a PepsiCo promove, durante todo o mês do outubro, uma série de ações de voluntariado que irão beneficiar organizações do terceiro setor por meio da mobilização de seus funcionários em diversos países em que atua, incluindo o Brasil. No país, desde 2014 a companhia colabora com o desenvolvimento de 21 organizações sociais, como creches, escolas, orfanatos e afins, com o projeto “Transformando Comunidades”, que já beneficiou mais de 21 mil pessoas.
 
O programa visa ao desenvolvimento de comunidades do entorno onde a PepsiCo possui operações, assim como o engajamento de seus colaboradores com a sociedade local, oferecendo desde assistência financeira, como benfeitorias estruturais, até coaching para jovens em fase de empregabilidade, que são ministrados pelos funcionários voluntários do projeto.
 
De acordo com Cristiane Lopes, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil, o projeto vem apresentando resultados significativos, tanto para a comunidade, como para os funcionários. “Além de estar em linha com a nossa visão estratégica de Performance com Propósito, o “Transformando Comunidades” é um projeto estruturado por nossos funcionários para que seja executado por eles e que beneficia as comunidades do entorno das nossas fábricas, aproximando ainda mais a PepsiCo da população local. Queremos fortalecer o envolvimento da companhia com a comunidade, aproveitando a experiência, o talento e a sensibilidade de cada colaborador”, conta a executiva.
 
No Brasil, o mês do voluntariado PepsiCo está acontecendo em todo o território nacional, em regiões próximas às 12 plantas onde a companhia já implementou o projeto Transformando Comunidades, sendo que algumas cidades, como Itu (SP), Curitiba (PR), Petrolina (PE) e Porto Alegre (RS), já tiveram atividades de voluntariados realizadas.
 
No dia 26 de outubro, a equipe de voluntários da planta de Itaquera (SP) fará uma ação especial na Fundação Dom Bosco, que dá apoio a mais de 240 crianças em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, mais de 90 voluntários participarão de atividades lúdicas como contação de histórias, oficinas de jardinagem e de grafite, além de sessões de coaching para jovens em fase de empregabilidade.
 
Em comemoração aos 50 anos de PepsiCo no mundo, a companhia pediu que os colaboradores escolhessem uma organização do terceiro setor para receber uma doação no valor de US$ 50 mil. Em Fortaleza (CE), a instituição eleita pelos funcionários para ser beneficiada será Operação Sorriso, que oferece tratamento médico gratuito, incluindo cirurgia plástica, para crianças com lábios leporinos e fenda palatina. Além do benefício em dinheiro, entre os dias 27 de outubro a 2 de novembro, 50 voluntários da PepsiCo vão auxiliar a equipe da ONG com serviços de apoio à área médica, triagem de pacientes, entre outros. O apoio à instituição também acontece na República Dominicana, Honduras e Peru.
 
Em outros países, como a Argentina, a iniciativa apoiou a Global Foodbanking Network, envolvendo cerca de 800 voluntários, para comprar um caminhão que vai fornecer alimentos semanalmente para 500 famílias com 50 por cento mais de frutas e vegetais. Na Colômbia, aproximadamente 250 voluntários PepsiCo, juntamente com membros da United Way Worldwide fornecerão equipamentos de exercício para 5.000 crianças em 25 escolas de todo o país.
 

Confira os resultados da implantação do Programa "Transformando Comunidades" até hoje
 
O “Transformando Comunidades” começou como projeto-piloto no segundo semestre de 2014 e envolveu 360 funcionários de seis plantas. Hoje, com quase o triplo de colaboradores engajados, o programa já está estabelecido em 12 plantas operadas pela PepsiCo. Para ajudar o desenvolvimento das instituições, cada comitê voluntário é responsável por eleger uma ONG local para ser beneficiada por um período de até três anos, após este período, uma nova organização do terceiro setor é escolhida.
 
Itaquera (SP)
Obra Social Dom Bosco:  ações incluíram a revitalização da brinquedoteca dos abrigos e, no dia da atividade, realização de diversas brincadeiras com as crianças do local, como “contação” de histórias com fantoches, pintura de rosto, atividades esportivas, jogos interativos no Kinect e oficina de instrumentos. A PepsiCo promoveu também a capacitação e absorção de mão de obra. Três jovens em idade de primeiro emprego foram contratados como jovens aprendizes e funcionários da PepsiCo farão mentoria dos demais para que sejam inseridos no mercado de trabalho.
Saiba mais no site da organização: http://www.domboscoitaquera.org.br/
 
Aparecida de Goiânia (GO)
Projeto Gol de Anjo: escolinha de futebol que atende meninos e meninas moradores do Conjunto / Habitacional Mabel. Projeto de inclusão digital, um espaço de conhecimento, com cursos de informática para funcionários, familiares e a comunidade.
 
Recife (PE)
Lar de Clara: organização que atende crianças com idade entre 2 e 18 anos, visando o desenvolvimento integral e o bem-estar dos jovens. Saiba mais no site da organização: http://www.lardeclara-pe.org.br/
 
Feira de Santana (BA)
Projeto Arena Renascer: escolinha de futebol que atende mais de 150 crianças e adolescentes do distrito de Humildes, onde fica a fábrica. Um dos treinadores dos alunos é funcionário da PepsiCo – Cosme Marques Carvalho – e foi o voluntário que despertou o desejo da Companhia de realizar o Programa Transformando Comunidades.
 
Sorocaba (SP)
APAE: realização da reforma do espaço onde acontece a oficina de artesanato. As peças produzidas pelos alunos e pacientes são comercializadas para ajudar na autossuficiência da instituição. Saiba mais no site da organização: http://sorocaba.apaebrasil.org.br/
 
Petrolina (PE)
Casa Lar Maria de Nazaré: instituição fundada por Raimunda Dias Ribeiro, que acolhe cerca de 60 crianças em situação de risco no município vizinho à operação da PepsiCo – Juazeiro (PE).
 
Itu (SP)
Revitalização da Carreta Biblioteca Móvel: programa já bastante consagrado na PepsiCo, mas que precisava urgentemente de reformas. A entrega aconteceu na Creche Mãezinha, que atende 300 crianças com idade entre 4 meses a 6 anos, de famílias de baixa renda.
 
Três Lagoas (MS)
Escola de Futebol E. C. Santo André:  incentiva a prática de esportes a mais de 100 crianças, de idades entre 7 e 17 anos. Para beneficiar os alunos, priorizando suas principais necessidades, a PepsiCo dividiu a ação em duas etapas: em 2015, vai fornecer todo o material necessário para a prática do esporte, como bolas de futebol de campo, kits para treinos e amistosos, coletes, cones, bambolês, sacos de transporte de bolas e de confecção, kits staff, entre outros. Já em 2016 e 2017, a PepsiCo priorizará a estrutura física do local, mobilizando seus funcionários para a revitalização das áreas do centro comunitário, como banheiros e campo, além da construção de vestiários e instalação de bebedouro. Além disso, a escolinha terá sua identidade visual completamente repaginada e aplicada em todos os elementos do E. C. Santo André.
 
Curitiba (PR)
Escola Municipal Érica Plewka Mlynarczyk: atende aproximadamente 360 crianças, entre 5 e 10 anos de idade. O trabalho dos voluntários focará nas melhorias imediatas que a escola precisa. Entre as ações estão: construção da quadra poli-esportiva coberta, pintura interna e externa com troca de cortinas nas salas de aula, aquisição de brinquedos novos e usados e doação de cadeiras para o laboratório de informática.
 
Porto Alegre (RS)
Inamex,: instituição voltada ao acolhimento de 48 crianças, adolescentes e adultos com deficiência mental, de moderada à severa. Saiba mais no site da organização: http://inamex.com.br/
 
Sete Lagoas (MG)
Creche Hoasis: fundada há 22 anos pelo Padre Tarcizo Golçalves Filho, que atende 46 crianças carentes, entre dois e seis anos, em horário integral. A creche funciona com auxílio da prefeitura e está localizada em um prédio cedido pela Paróquia Imaculada Conceição. Entre as ações previstas para o projeto estão: melhorias nas salas, banheiros, refeitórios e áreas externas. Saiba mais no site da organização: http://www.hoasis.org.br/
 
São Mateus (ES)
Escola Municipal Vaversa: localizada na comunidade mais próxima da fábrica, que atende 20 crianças de quatro a 11 anos. Possui apenas duas salas de aula, com turmas multi-seriadas, e não tinha estrutura básica para atender os alunos com qualidade. Na primeira etapa, será feita a revitalização do sistema elétrico, a troca da caixa d´água (que hoje é de amianto) e melhorias no telhado.
 
 
 
SOBRE A PEPSICO
 
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo teve uma receita líquida de mais de US$ 66 bilhões em 2013, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas FRITO – LAY ®, GATORADE ®  , PEPSI-COLA ®, QUAKER ® e TROPICANA ®. O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.
 
No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER ® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY ® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), MÁGICO ® (achocolatado em pó), TODDYNHO ® (achocolatado pronto para beber), ELMA CHIPS ® (pipoca, amendoins, snacks a base de trigo) , LUCKY ®, TORCIDA ®, RUFFLES ®, DORITOS®, CHEETOS ®, FANDANGOS ® e FOFURA ® (snacks), EQLIBRI™ e  MABEL ® (biscoitos), GATORADE ® (bebidas esportivas), LIPTON ® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO ® e TROP COCO ® (água de coco), H2OH! ® e PEPSI-COLA ® (bebidas com gás), HELLO BY H2OH! ™ (bebida saborizada sem gás) e DRINKFINITY ® (sistema de hidratação portátil e pessoal).
 
 No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 14 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI ®, H2OH! ®, HELLO BY H2OH! ™, GATORADE ® E LIPTON ® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.
 
No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável para nossos acionistas e clientes. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos.
 
 
 
Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
·         Twitter | @PepsicoBrasil
·         Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil
·         PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/
·         PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr
 
Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
·         Twitter | @PepsiCo
·         Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo
·         PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/
·         PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html
·         PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/
·         PepsiCo Videos | http://www.youtube.com/user/PepsiCoVideo
 

Relações com a Imprensa -  PepsiCo:
 
Corporativo – Burson-Marsteller
Gabriel Guimarães – 11 3094-2295 // gabriel.guimaraes@bm.com
Tayane Garcia – 11 3040-2412 // tayane.garcia@bm.com
 
Marcas alimentos – Burson-Marsteller
Leonardo Sola – 11 3094-2241 // leonardo.sola@bm.com
Rafael Medeiros – 11 3094-2249 // rafael.medeiros@bm.com
 
Marcas Pepsi, H2OH!, HELLOBYH2OH!, Lipton Ice Tea, Kero Coco e Drinkfinity – In Press
Izabella Marconi – 11 3323-3778 // izabella.marconi@inpresspni.com.br
Danielle Júlio – 11 3323-1596 // danielle.julio@inpresspni.com.br
Beto Camargo  – 11 3323-1648// beto.camargo@inpresspni.com.br
 
Marca Gatorade – Agência Ideal
Renata Cintra – 11 4873-7628 // renata.cintra@agenciaideal.com.br
Mariana Abuassi – 11 4873-7612 // mariana.abuassi@agenciaideal.com.br

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »