Home » Imprensa » Releases » PepsiCo participa de sete eventos na Rio +20 apresentando projetos de sucesso em sustentabilidade

PepsiCo participa de sete eventos na Rio +20 apresentando projetos de sucesso em sustentabilidade

Executivos da empresa compartilharam práticas e compromissos ambientais e sociais




A PepsiCo, segunda maior empresa de Alimentos e Bebidas do mundo, fabricante das marcas QUAKER ®, RUFFLES ®, GATORADE ®, entre outras, considerada líder em sustentabilidade do setor de alimentos e bebidas pelo Índice Global Dow Jones de Sustentabilidade participou ativamente do maior evento de sustentabilidade do mundo, a Rio +20. A empresa apresentou projetos como a política de sustentabilidade agrícola, as ações voltadas para o consumo sustentável e os projetos relacionados à água.

Comprometida em gerar crescimento sustentável para as pessoas e para o planeta, a PepsiCo apresentou alguns de seus mais importantes projetos nos diversos fóruns e encontros que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 20 de junho. Para compartilhar estas ações de sustentabilidade de sucesso, executivos da PepsiCo global e da operaçãobrasileira, além da Presidente da Divisão de Bebidas da PepsiCo Brasil, Andrea Alvares, participaram do evento.

As apresentações aconteceram desde o dia de abertura dos eventos, dia 13 de junho. Dentre elas, merecem destaque os eventos com participação do Diretor de Sustentabilidade Ambiental da PepsiCo, Robert ter Kuile, que fez diversas apresentações sobre Consumo Sustentável, em eventos como o Fórum Internacional da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Robert compartilhou com os convidados dos eventos as inovações desenvolvidas pela PepsiCo para criar um portfólio de produtos cada vez mais saudável. Ações como o lançamento da nova fórmula de Cheetos, desenvolvida com o investimento de R$57 milhões em 2011, que substituiu o óleo de palma pelo HOSO (High Oleic Sunflower Oil) e reduziu em 25% o teor de gordura saturada e 25% a quantidade de sódio por porção do produto.

Outras ações apresentadas foram os lançamentos de H2OH!, que inaugurou o segmento de bebidas de baixa gaseificação com zero açúcar, de Toddynho Light, opção com 50% menos calorias e gordura que os demais achocolatados regulares, e a Vitamina Toddynho, que conta com leite e polpa de frutas.

“A PepsiCo é realmente ativa no desenvolvimento de um programa de sustentabilidade global, temos o que chamamos de Performance com Propósito, que é essencialmente um guia sobre como fazemos para seguir crescendo de forma sustentável. Reconhecemos que nossa performance, ou seja, nossa saúde financeira caminha de mãos dadas com o propósito, com o nosso desenvolvimento sustentável. Assim, nós da PepsiCo vemos de forma bastante positiva a Rio +20, como evento que pode amplificar sistemas de parcerias do público com o privado que permitem às empresas colaborar mais efetivamente para a sustentabilidade do planeta” comentou Robert ter Kuile.

Outro projeto foi apresentado no dia 17 de junho, em evento realizado pelas Fundações Avina, Skoll e Roberto Marinho no Forte de Copacabana, pela ONG ASA (Articulação do Semiárido), com quem a PepsiCo tem uma estreita parceria no projeto Um Milhão de Cisternas. A ASA participou de painel sobre água apresentando o projeto que fornece acesso à água potável a moradores das regiões do semiárido brasileiro.

A PepsiCo é a primeira empresa privada a apoiar o projeto liderado pela ASA, organização sem fins lucrativos criada há mais de 20 anos. O projeto premiado pela ONU teve início em 2003 e tem como foco a construção de cisternas produtivas, isso é, reservatórios para captação de água para utilização em agricultura familiar, além de cisternas destinadas a escolas públicas.

Com o apoio e financiamento da PepsiCo o projeto, que beneficia famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, e que residam permanentemente na região rural do polígono da seca, constroi cisternas que formam uma infraestrutura descentralizada para levar água potável a 5 milhões de pessoas em 11 estados brasileiros. Nos próximos três anos a PepsiCo investirá cerca de R$ 3,5 milhões no programa.

Um dos principais eventos que aconteceram durante a Rio +20, o Business Day, também teve forte participação da PepsiCo. O evento aconteceu no dia 19 de junho e contou com a presença de Andréa Álvares, Robert ter Kuile e Ian Hope-Johnstone, Diretor Global de Agronegócios. Ian participou na ocasião do Painel de Agricultura, apresentando o bem sucedido Programa Agro da empresa que atua junto a agricultores de diversos países.

O Programa Agro apresentado pela PepsiCo vai além do contrato de compra. A empresa também oferece ao agricultor apoio técnico para manejo das sementes, técnicas de plantio, novas tecnologias e melhores práticas sustentáveis nos aspectos econômicos, social e ambiental.

Esta aproximação com os agricultores é uma das iniciativas mais inovadora na aliança entre campo e indústria no país e permite que a empresa tenha a segurança de que receberá com pontualidade, a matéria prima dentro do padrão de qualidade ao preço prefixado por contratos anuais formalizados, além de garantir a expansão de seus projetos de sustentabilidade para a primeira ponta do processo produtivo, o campo.

Diversos outros eventos contaram com a participação da PepsiCo, como por exemplo o estande do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) no Píer Mauá, onde a PepsiCo estava presente com a apresentação de seus displays reciclados, o Green Summit, maior fórum de negócios, finanças e governo durante o segmento de alto nível da Rio +20, que teve o patrocínio da empresa e onde Robert ter Kuile apresentou palestra sobre energia, o Business Leadership Seminar, onde Robert ter Kuile representou a empresa fazendo palestra sobre Segurança Alimentar e o Rio+Social, evento que teve apoio da PepsiCo e discutiu o papel da nova mídia na criação de soluções positivas ligadas à sustentabilidade.

Outros executivos da operação brasileira da PepsiCo participaram da Rio +20, dentre eles Cláudia Pires, gerente de sustentabilidade, Newman Debs, Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Corporativos e Newton Yorinori, diretor de agronegócios da PepsiCo Brasil.

A importante participação da PepsiCo na Rio +20 está alinhada aos compromissos ambientais e sociais da empresa que fazem parte da estratégia global da companhia chamada Performance com Propósito, que significa alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta.

 

SOBRE A PEPSICO

A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 22 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas cada. Seus principais negócios – QUAKER ® (Cereais), TROPICANA ® (sucos), GATORADE ® (bebidas esportivas), FRITO-LA Y ® (snacks), e PEPSI-COLA ® (bebida com gás) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER ® (cereais), TODDY ® e TODDYNHO ® (achocolatados), ELMA CHIPS ®, LUCKY ® e EQLIBRI ™ (snacks), MABEL ® (biscoitos), GATORADE ® (bebidas esportivas), LIPTON ® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO ® e TROP COCO ® (água de coco), H2OH! ® e PEPSI-COLA ® (bebidas com gás).

No total, a companhia conta com 19 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 13 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI ®, H2OH! ®, GATORADE ® E LIPTON ® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conservação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos.

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:

Relações com a Imprensa - PepsiCo



Corporativo - Imagem Corporativa

Gladys de Paula - 11 4573-4653// gladys.depaula@imagemcorporativa.com.br

Mariana Land – 11 3526-4536 // mariana.land@imagemcorporativa.com.br



Marcas alimentos – Imagem Corporativa

Alline Roble - 11 3526-4534 // alline.roble@imagemcorporativa.com.br

Josie Silva – 11 3526-4579 // josie.silva@imagemcorporativa.com.br

Marcas Pepsi, Lipton e H2OH! – In Press

Leandro Gleria – 11 3323-1655 // leandro.gleria@inpresspni.com.br

Natalia Machuca – 11 3323-3778 // natalia.machuca@inpresspni.com.br

Marca Gatorade – Agência Ideal

Guto Francischini - 11 3900-2043 // guto@agenciaideal.com.br

Mayara Munhoz – 11 3900-2025 // mayaramunhoz@agenciaideal.com.br

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »