AJUDANDO A CONSTRUIR
UM SISTEMA ALIMENTAR
MAIS SUSTENTÁVEL

Relatório de Sustentabilidade da PepsiCo 2020

Download do Relatório

Relatório de Sustentabilidade


A PepsiCo – líder mundial no setor de alimentos e bebidas – publicou seu Relatório Global de Sustentabilidade 2020, onde destaca seu compromisso permanente para gerar mudanças positivas para o planeta e para as pessoas, ao mesmo tempo que reconhece o trabalho significativo para enfrentar os desafios do sistema alimentar, tais como a mudança climática, a perda de solo fértil, os resíduos de embalagens e a desigualdade. O relatório descreve os avanços obtidos pela companhia em relação aos objetivos propostos na sua agenda social e de sustentabilidade em toda a cadeia de valor durante um ano especialmente complicado para consumidores, funcionários e parceiros.

fertilized-from-potato-peels

“Estamos trabalhando para transformar a maneira como criamos valor compartilhado, sem exceder os limites naturais do planeta e inspirando uma mudança positiva para o planeta e para as pessoas”, revela Ramón Laguarta, CEO e presidente do Conselho de Administração da PepsiCo. “Isso nos tornará uma empresa melhor, com um propósito claro integrado à nossa estratégia de negócio. Também nos tornará mais rápidos e mais fortes, permitindo o crescimento acelerado e o investimento contínuo na nossa gente, nos nossos negócios e nas nossas comunidades. Esperamos nos transformar num exemplo para os nossos parceiros e colegas”.
O enfoque de sustentabilidade da PepsiCo abrange todas as etapas da extensa cadeia de valor da companhia, com estratégias que visam:

1. Reconsiderar a forma como são feitos o plantio e o fornecimento de culturas, com avanços significativos nos seguintes aspectos:

  • Matérias-primas diretas que abastecem a companhia. Em 2020, quase 87% delas passaram a ser de origem sustentável em todo o mundo.
  • Agricultura Positiva: adoção de práticas agrícolas regenerativas em 2,8 milhões de hectares, melhoria nos meios de subsistência de mais de 250 mil pessoas na cadeia de valor agrícola e produção sustentável de 100% dos ingredientes-chave, incluindo culturas terceirizadas, até 2030.
  • Rede de Demo Farms da PepsiCo na América Latina. No Brasil, a gestão inteligente da água para irrigação, com imagens por satélite e equipamentos de irrigação altamente eficientes, permite aumentar a produção e aprimorar a utilização desse recurso. No México, uma iniciativa em colaboração com pequenos produtores visa apoiar o desenvolvimento sustentável do setor de óleo de palma, com um aumento de 80% na produtividade.
  • Empoderamento econômico das mulheres – não só nas comunidades agrícolas, mas em toda a cadeia de valor da PepsiCo – em consonância com o compromisso global da empresa de que pelo menos metade dos beneficiários dos seus programas de impacto social sejam mulheres. A aliança da PepsiCo e da Fundação PepsiCo com parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) resultou na implementação de projetos como o Fundo para a Agricultura da Próxima Geração, cujo objetivo é identificar os desafios relacionados a assuntos de gênero na cadeia de fornecimento de batata na República Dominicana, no Equador e na Guatemala.
men-with computer-in-field

2. Fazer negócios de forma sustentável e inclusiva, com importantes resultados quanto a:

  • Emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor, com uma redução global de 5% em 2020.
  • Eficiência operacional no uso da água, com uma melhoria global de 15% em áreas de alto risco hídrico em 2020. Na América Latina, a PepsiCo conta com dez sistemas de biorreatores de membrana e de osmose inversa – em países como Brasil, Chile, Colômbia, México e República Dominicana – que produzem água de alta qualidade para sua reutilização em diferentes plantas situadas em áreas de alto risco hídrico.
Em 2020, a empresa registrou uma eficiência de 20% no uso da água nestas plantas em relação a 2019, e de cerca de 40% em relação a 2015. Na planta da Sabritas Vallejo, no México, a demanda de água diminuiu mais de 50% em 2020, em comparação com 2019. Além disso, graças à aplicação de um projeto de água circular, a planta reutiliza mais de 80% da água consumida diariamente.

  • Eletricidade renovável. Na América Latina, as operações diretas da PepsiCo no Chile, na Colômbia, na Guatemala, no Peru e em Porto Rico utilizam eletricidade 100% renovável.
  • Logística e distribuição. A PepsiCo visa reduzir significativamente suas emissões de dióxido de carbono e, por isso, ampliou sua frota de veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural comprimido em países como Brasil, Colômbia, Guatemala e México.
  • Reciclagem inclusiva para ajudar a construir um mundo onde as embalagens nunca se tornem resíduo. Em 2020, a LatitudR, iniciativa multissetorial da qual a PepsiCo faz parte, beneficiou mais de 15.400 recicladores de base em 17 países da América Latina.
  • Mudança climática. A PepsiCo anunciou que duplicará seu objetivo climático baseado na ciência, visando reduzir em mais de 40% as emissões absolutas de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2030. Além disso, a companhia se comprometeu a alcançar emissões líquidas zero em todas as suas operações globais até 2040.
  • Equidade racial. Com um investimento de mais de US$ 570 milhões para elevar a diversidade de vozes dentro da empresa, ao longo da cadeia de valor e nas comunidades onde opera.
IN49_WaterAid_ Prashanth Vishwanathan
3. Criar marcas com propósito, que sejam melhores para os consumidores e para o planeta. A PepsiCo conseguiu avanços significativos em âmbito mundial como parte das metas propostas para reduzir os açúcares adicionados, o sódio e as gorduras saturadas no seu portfólio, entre eles:
  • 48% do portfólio de bebidas tem 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por porção (o objetivo da empresa é chegar a 67% até 2025).
  • 64% do portfólio de alimentos tem 1,3 mg ou menos de sódio por caloria (o objetivo é alcançar 75% até 2025).
  • 71% do portfólio de alimentos tem 1,1 g ou menos de gorduras saturadas por cada 100 calorias (o objetivo é chegar a 75% até 2025).

“Sem dúvida, a pandemia foi um desafio, mas ela não minou as nossas aspirações e objetivos; pelo contrário. Em 2020, aceleramos os nossos esforços com ações audazes em áreas-chave para o negócio. Nossa agenda de sustentabilidade é parte fundamental dos projetos que colocamos em funcionamento na América Latina, o que também nos permitiu apoiar de perto as comunidades onde estamos presentes”, comenta Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina.

O Relatório de Sustentabilidade 2020, totalmente digital e interativo, inclui um resumo, o progresso em relação às metas de sustentabilidade da empresa e outros recursos para download. A seção de tópicos de ESG oferece informações detalhadas sobre as políticas da PepsiCo e sobre o seu rendimento quanto a assuntos específicos. O relatório e os recursos para download estão disponíveis aqui.

delivering-pepsico-relief-box

Uma mensagem de Ramon Laguarta 

Os últimos meses estão entre os mais desafiadores da memória recente. O COVID-19 transformou profundamente a maneira como trabalhamos, nos relacionamos, compramos, aprendemos e socializamos. Causou uma dor insondável e afetou nossa infraestrutura social como nunca antes, revelando pontos de dor da sociedade ocultos, reabrindo feridas antigas e criando novas.

Na PepsiCo, trabalhamos com nossa Fundação para oferecer alívio imediato à comunidade, sempre que possível. Isso inclui doar mais de $ 60 milhões para apoiar as pessoas afetadas pelo COVID-19, fornecer 50 milhões de refeições, equipamentos de proteção para os profissionais de saúde e outros recursos vitais.

 

Ramon Laguarta
Chairman & Chief Executive Officer 

 

Mas, sabemos que os problemas sistêmicos requerem soluções sistêmicas, e a pandemia colocou um foco acentuado na necessidade de enfrentarmos nossos desafios de sustentabilidade a longo prazo. Está mais óbvio do que nunca que organizações como a PepsiCo e nossos parceiros precisam tomar medidas ousadas para catalisar mudanças positivas e gerar um futuro mais forte e sustentável para todos nós.

Nos últimos anos, fizemos um progresso importante em direção a essa meta. Reorientamos nossa empresa em torno de uma nova missão - criar mais sorrisos a cada gole e cada mordida, com foco em trazer sorrisos a nossos consumidores, clientes, associados e comunidades, planeta e acionistas - e uma nova visão – sermos Líderes Globais em Alimentos e Bebidas Convenientes, Vencendo com Propósito.

Também estabelecemos três grandes aspirações que nos ajudarão a alcançar esses objetivos: tornar-se mais rápidos ao vencer no mercado; mais fortes, transformando nossas capacidades, custos e cultura; e melhores, integrando o objetivo à nossa estratégia de negócios e marcas, fazendo ainda mais pelo nosso planeta e pessoas.

Para saber como atuamos no Brasil durante a pandemia da COVID-19, clique aqui.

.
.
ramon-laguarta-signature

Ramon Laguarta
Chairman & Chief Executive Officer 

Uma mensagem de Paula Santilli


As pressões ambientais e sociais do mundo atual sobrecarregaram o nosso sistema alimentar de uma maneira inesperada e permanente. Estes desafios exigem ação e precisamos fazer ainda mais. Na PepsiCo, fizemos progressos dos quais eu estou orgulhosa, no entanto, há ainda mais a ser feito.

Vamos usar a nossa escala para catalisar a mudança, incluindo a maneira como cultivamos os nossos alimentos, elaboramos os nossos produtos e inspiramos consumidores e comunidades a conduzir mudanças positivas na nossa região.

 

Paula Santilli
CEO da PepsiCo América Latina

 

Nossa Jornada de Sustentabilidade


Até o momento, nossa jornada de sustentabilidade criou mudanças positivas para nossos consumidores, comunidades e planeta. Para saber mais sobre o progresso em direção às nossas metas de sustentabilidade, leia o nosso Relatório de Sustentabilidade 2019.

Downloads 

Baixe os relatórios anteriores