PLANET LOVE
Em 2022, Planet Love volta em segunda edição para inspirar as pessoas a se apaixonarem novamente pelo planeta, apresentando sete episódios em formato de minidocumentário que serão exibidos semanalmente no canal do YouTube da National Geographic a partir de 9 de maio.
Cada episódio, produzido para a PepsiCo pela National Geographic CreativeWorks, apresentará uma história de amor pelo planeta em sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru.
Lívia Favaro, Gerente de Cidadania da PepsiCo Brasil participou do episódio Brasil, mostrando a importância da parceria com a startup e com outros agentes da transformação para que juntos possamos garantir um futuro melhor por essa e pelas próximas gerações.
Em 2021, a PepsiCo uniu forças com a National Geographic, uma das maiores organizações científicas e educacionais sem fins lucrativos do mundo, para lançar o projeto Planet Love, um chamado sobre como temos gerido os recursos naturais de nosso planeta, em especial no que se refere ao consumo de plásticos, e um convite para que todos os agentes da sociedade se unam na busca por soluções.
O segundo episódio da série, com participação do Brasil, mostra como é o trabalho de Telines Basílio do Nascimento, o Carioca, que é presidente da Rede de Comercialização da Zona Sul, conglomerado de 5 cooperativas que contempla a COOPERCAPS Sul, cooperativa de reciclagem parceira da PepsiCo há anos.
Durante o filme, o líder também mostra a importância social da iniciativa apoiada pela PepsiCo, como uma importante forma de promover a inclusão social de pessoas muitas vezes marginalizadas na sociedade, como refugiados e os sem teto.
Para comemorar o lançamento, fizemos uma campanha de doações para a COOPERCAPS SUL em que cada acesso para essa página via conteúdos das redes sociais, geraria R$10,00 em doações com o teto de R$100 mil para a cooperativa. Com menos de um mês de campanha, alcançamos o nosso objetivo de doação para o parceiro.
RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
Acreditamos que existe uma oportunidade de mudar a forma como o mundo produz, distribui, consome e descarta alimentos e bebidas, para que possamos enfrentar os desafios de forma compartilhada.
"Como uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo, reconhecemos nossa responsabilidade de impulsionar a economia circular do plástico e o papel significativo que podemos desempenhar, trabalhando para mudar a forma como a sociedade produz, utiliza e descarta plásticos. Estamos em uma jornada crescente de desenvolvimento sustentável e temos investido financeiramente e, principalmente, com nossos talentos e expertos da sociedade para tornar a nossa visão de plásticos uma realidade no Brasil e no mundo.”
Alex Carreteiro
Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos
Nosso objetivo é vencer de forma sustentável no mercado, ao mesmo tempo em que mantemos nosso compromisso de fazer o bem ao planeta e às nossas comunidades. Acreditamos que existe uma oportunidade de mudar a forma como o mundo produz, distribui, consome e descarta alimentos e bebidas, para que possamos enfrentar os desafios de forma compartilhada.
Sabemos que sozinhos e sozinhas não conseguiremos resolver os desafios atuais e futuros. Por isso, estamos permanentemente convidando nossa cadeia de valor, parceiros estratégicos, fornecedores e a sociedade como um todo, para construirmos a solução juntos e juntas!
Temos metas específicas sobre sustentabilidade e reciclagem e trabalhamos para reduzir o nosso impacto ambiental ao mesmo tempo em que ampliamos os nossos negócios e ajudamos a satisfazer as necessidades de nossos consumidores e consumidoras. Estamos comprometidos(as) em proteger o meio ambiente e encontrar maneiras sustentáveis de produzir, consumir e descartar.
Acreditamos que uma mudança estrutural não pode ser alcançada sem uma estreita colaboração interna e entre setores de nossa economia e sociedade, por isso, a PepsiCo busca trabalhar em parcerias de forma coerente e coordenada para construir novos sistemas de embalagem, se posicionando como companhia instigadora e catalisadora para unir empresas, governos, sociedade civil e consumidores em busca de soluções eficientes para o planeta.
"Sabemos que para mudar de verdade o cenário do plástico é preciso uma rede de colaboração muito estreita com expertos, parceiros e agentes inovadores da sociedade. Por isso, estamos comprometidos em formar uma aliança ampla e intersetorial para enfrentar este desafio. Temos firmado parcerias globais, regionais e locais e promovido diálogo com diversos agentes transformadores, desde empreendedores(as) até organizações não-governamentais, instituições científicas e educacionais, associações, governo, entre outros, fomentado inclusive parcerias com outras indústrias do setor.”
RICARDO MALDONADO
GENERAL MANAGER BRASIL E CONE SUL BEBIDAS
Além de PepsiCo Positive enquanto estratégia que coloca a sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos, as nossas estratégias, ações e investimentos pela logística reversa do plástico são pautados em três pilares: Reduzir, Reciclar e Reinventar. Aqui na PepsiCo, trabalhamos com 4 grandes objetivos globais:
DESCRIÇÃO PARA LIBRAS: Nossas Metas: Projetar 100% das embalagens para serem recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025; Reduzir 35% do conteúdo de plástico virgem em nosso portfólio de bebidas 2025; Aumentar para 25% o conteúdo reciclado nas embalagens de plástico e 33% de rPET em embalagens de bebidas; Investir para aumentar taxas de reciclagem nos principais mercados até 2025.
REDUZIR
A PepsiCo está constantemente trabalhando para projetar as suas embalagens de modo a atingir os melhores resultados, com o uso mais eficiente possível de materiais. Trabalhamos durante anos para reduzir o uso de plástico em nossas embalagens (primária, secundária e terciária).
Para isso, temos um time, no Brasil, de Pesquisa & Desenvolvimento de Embalagens formado por cientistas, que trabalham com os times regionais e globais da companhia na busca de alternativas, além de parceiros externos como instituições de pesquisa, universidades, entre outros.
Um dos resultados mais recentes desse esforço é a extinção, desde 2020, do plástico que envolvia as embalagens de TODDYNHO®. Apenas com a retirada desse item houve a redução estimada de mais de 223 toneladas do material por ano. TODDYNHO® também já iniciou a substituição dos canudos de plástico para papel, o que propiciará uma redução de outras 148 toneladas de plástico ao ano.
Em PEPSI®, H2Oh!® e LIPTON®, 90,7% das embalagens já são recicláveis. Em 2020, a soma do PET reciclado utilizado em nossas embalagens foi equivalente a mais de 100 milhões de garrafas de 1,5 litro. Por meio de projetos de diminuição de peso de garrafa e tampa, a empresa reduziu em 9,8% o uso de plástico comparado a 2019, o que significa o não uso de mais de 2 mil toneladas do material.
As iniciativas se estendem também ao nosso portfólio de snacks. Temos um projeto junto com a Fábrica de Ideias, que recicla o plástico BOPP para fabricação de displays para salgadinhos usados em pontos de venda como supermercados e padarias. O BOPP é um material que compõe um filme plástico de alta resistência muito usado na fabricação de embalagens flexíveis. Só nos últimos dois anos, já foram reutilizadas quase 400 toneladas do material.
A reciclagem pós-industrial complementa o ciclo de iniciativas: os resíduos industriais das 11 fábricas da PepsiCo no Brasil são 100% Zero Aterro. Isso significa que todos os resíduos têm uma destinação correta e são revertidos em outros materiais como utensílios de plástico reciclado, vasos, vassouras e ração animal – nada vai para aterro sanitário. Esse processo é auditado pela empresa ERM (Environmental Resources Management) e contempla mais de 100 fornecedores que compram estes resíduos pós-industriais.
RECICLAR
Taxas de reciclagem mais altas significam menos resíduos nas ruas, oceanos ou aterros. Resíduos podem ser usados para a confecção de novas embalagens e outros produtos. Ao substituir parte do plástico virgem pelo reciclado em nossas embalagens, reduzimos o descarte, diminuímos nossa dependência de recursos fósseis não renováveis – como o plástico, que vem do petróleo – e aumentamos a eficiência de carbono e soluções para nossas embalagens.
As cooperativas de reciclagem, como a COOPERCAPS Sul, parceira da PepsiCo há mais de uma década, exercem um papel fundamental nesse desafio. Por isso, na última década, investimos mais de R$ 10 milhões, no Brasil, no desenvolvimento profissional e capacitação de quem trabalha nas cooperativas de reciclagem e grandes protagonistas desse processo: os cooperados.
"Do início da parceria em 2010, até aqui, crescemos assustadoramente o volume de resíduo reciclado. Antes éramos responsáveis por cerca de 1800 toneladas por ano, hoje, contando nossas cinco unidades, reciclamos mais de 32 mil toneladas por ano, um aumento de mais de 1700%. De lá pra cá, também empregamos 600% a mais, sendo 55% de mulheres nas mais diversas posições, como triagem, administrativo, coordenação e direção. Além disso, mais do que dobramos a renda dos cooperados nos últimos anos. Junto com a PepsiCo, tornamos um sonho em realidade. Para nós, é incrível poder gerar 350 empregos e valorizar o trabalho destes agentes ambientais. Reciclamos vidas."
Carioca
Presidente da Rede de Comercialização da Zona Sul
Durante a pandemia, a PepsiCo seguiu apoiando as cooperativas do país inteiro por meio da coalizão Reciclar pelo Brasil, composta por mais 19 empresas de bens de consumo. Durante o ano de 2020, por conta da pandemia, a PepsiCo e as empresas atuantes no projeto reverteram seus investimentos na cadeia de reciclagem em salários para os cooperados. Foram beneficiados mais de 3.500 cooperados em 21 estados.
VOCÊ SABIA?
Isso é PepsiCo Positive! Este pallet é feito com o material UBQ™, da startup israelense que leva o mesmo nome, e com lixo residencial e industrial contendo plásticos, papel e até resíduos orgânicos. O material é tratado e transformado em novas soluções, retirando toneladas de lixo do meio ambiente. Essa inovação já nos ajudou a deixar de emitir 6.500 kg de CO2 na atmosfera, o equivalente a um sequestro de carbono anual de 534 árvores, indo ao encontro da nossa meta global de atingir emissões de carbono Net-Zero até 2040.
REINVENTAR
Em parceria com a empresa de Biotecnologia Danmer Cientific estamos estudando uma nova embalagem de salgadinho biodegradável. Este material foi testado no mercado dos EUA com a TOSTITOS® e no Chile e na Índia, com a marca LAY’S®.
Globalmente temos buscado soluções Beyond the Bottle (Além da Garrafa), como SodaStream, GATORADE® Gx, Spire e AQUAFINA® Water Stations, fornecendo bebidas aos consumidores sem o uso de garrafas descartáveis de plástico. Até 2025, a previsão é de que 67 bilhões de garrafas de plástico sejam evitadas em decorrência do crescimento da SodaStream.
Temos um projeto piloto no Chile e na Índia, onde estamos utilizando uma embalagem compostável de origem vegetal para LAYS®, que pode ser submetida ao processo de compostagem industrial.
O(a) consumidor(a) também é um elo fundamental da cadeia para que o resíduo seja descartado de forma correta. E nós reconhecemos o papel que devemos desempenhar no processo de educação.
Nossas embalagens trazem informações acerca de seus materiais e de sua correta forma de descarte. Essas informações buscam orientar os(as) consumidores(as) sobre como eles(as) podem contribuir para a cadeia de reciclagem.
Contudo, mais do que orientar, a indústria tem o desafio de aprimorar e consolidar a cadeia de reciclagem.
Para isso, acreditamos fortemente na colaboração e entendemos que uma economia realmente circular só será possível a partir da união de todas as pontas da cadeia.
Para incentivar a cocriação e o trabalho em conjunto com outros agentes da transformação e para soluções mais eficientes em sustentabilidade, temos como um de nossos grandes catalisadores, o Eco Desafio.
Realizado há 12 anos, o programa em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e ideias que tragam soluções criativas e de alto impacto ambiental.
Em 2020, a edição 12.0 teve como foco identificar soluções sustentáveis do uso tradicional do plástico, e contou com 2.100 participantes na América Latina e Caribe.
Na última edição, o Brasil esteve no pódio com o projeto Eco Panplas, um sistema produtivo para a descontaminação e a reciclagem a seco de embalagens plásticas contaminadas, sem utilização de água ou geração de resíduos.
O Eco Desafio oferece mentoria gratuita, patrocínio para as equipes que chegam às finais e o prêmio de US$ 5.000 para os vencedores de cada categoria, para serem usados como capital semente.
A planta de Petrolina, onde fabricamos KERO COCO™, possui uma tecnologia para o reaproveitamento da água, que gera uma economia de 3 milhões de litros de água por ano. E estamos avançando:
The Nature Conservancy
Em 2016, a PepsiCo atingiu um quarto da sua meta de 2025 em termos de abastecimento de água, com a reposição de aproximadamente 2,7 bilhões de litros de água em bacias hidrográficas locais com alto risco de escassez hídrica por meio da iniciativa em parceria com a organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), em apoio à proteção de mananciais.
REDUÇÃO DE CONSUMO NA PRODUÇÃO
Já em 2018, atingimos a meta prevista para 2025 de redução do consumo de água na produção de 25% em relação ao que era consumido em 2015. O total de água gasto por quilo de alimento produzido no Brasil caiu para menos da metade: de 4,6L (2006) para 2,3L (2018), uma redução de 50%. Isso só foi possível graças ao projeto ReCon (Resource Conservation), que tem como objetivo reduzir os resíduos gerados no processo produtivo e economizar água e energia.
Com isso, somente em 2018, foram economizados 96.500.000 de litros de água neste indicador. Para se ter uma ideia da economia, se em 2018 tivesse o mesmo consumo que existia em 2006, o gasto total de água durante o processo produtivo seria de 860.000.000 de litros a mais.
ÁGUA É UM DIREITO HUMANO BÁSICO
Fomos uma das primeiras empresas a reconhecer publicamente o recurso como um direito humano básico e fomos homenageados com o Prêmio de Água Industrial do Instituto Internacional da Água de Estocolmo por nossa gestão responsável do recurso. Mais de 1,3 milhão de pessoas na América Latina obtiveram ou melhoraram seu acesso à água potável desde 2011, por meio de recursos da PepsiCo cedidos para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A ação nas fábricas aumentou a eficiência do consumo de água em 14,8% no setor de alimentos e em 16% nas operações de bebidas.
CENTRO DE REAPROVEITAMENTO
Inauguramos recentemente o primeiro complexo para reaproveitamento de água no Brasil. Localizado na nossa fábrica de Itu, interior de São Paulo. Com uma tecnologia pioneira no Brasil vamos economizar o total de 3 milhões de litros de água, o que corresponde a 60% do consumo total da fábrica. O total de água gasto por quilo de alimento produzido no Brasil caiu para menos da metade: de 4,6L (2006) para 2,3L (2018), uma redução de 50%.
NOSSA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM ITU (SP)
Enquanto uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, na PepsiCo entendemos a importância de ter a sustentabilidade no centro de tudo. PepsiCo Positive (pep+) é o nome dado à transformação estratégica que estamos trazendo para o nosso negócio, de ponta a ponta, criando crescimento e valor ao mesmo tempo em que inspiramos mudanças positivas para o planeta e para as pessoas.
USINA THERMOSOLAR
O projeto da Usina Thermosolar de Sete Lagoas é conectado à nossa estratégia global de sustentabilidade. Queremos, até 2030, reduzir em 75% a nossa emissão de CO2 e esse projeto vem justamente suportar este objetivo.
Iremos reduzir em 140 mil m³ a utilização de gás natural na nossa fábrica de Sete Lagoas, o que significa quase 280 mil quilos de CO2 que deixaremos de emitir para a atmosfera, o equivalente a quase 18 mil plantios de árvores.
OUTRAS INICIATIVAS
- Implantação do Programa ReCon (Resource Conservation), há mais de 10 anos na PepsiCo, que tem como objetivo reduzir os resíduos gerados no processo produtivo e economizar água.
- O total de água gasta por quilo de alimento produzido pela PepsiCo no Brasil caiu para menos da metade nos últimos cinco anos: de 4,6L (em 2016) para 1,72 litro (em 2021), uma redução de 63%. Na fábrica de Itu, esse número já é de 0,94 litro por quilo de alimento produzido. Na prática, deixam de ser gastos 12 milhões de litros de água mensais em Itu, ou o equivalente a aproximadamente cinco piscinas olímpicas. O resultado total representa uma economia de mais de 599 milhões de litros no período de 2015 a 2020.
- Mais de 1.217 toneladas de plástico que não foram para o meio ambiente.
- Gerimos 26,6 mil toneladas de resíduos.
- 735 mil Kw/H de energia economizados.
- Redução de quase 217 mil toneladas de CO2.
- 2019: 100% da produção de batatas fornecidas à PepsiCo tem um processo sustentável, atestado pelo Sustainable Farming Program (SFP – Programa de Agricultura Sustentável) da PepsiCo.
- 100% das nossas fábricas são Zero Aterro, o que significa que gerenciamos nossos resíduos e descartes para que sejam reaproveitados ao invés de serem despejados em aterros sanitários.
- Renovação sustentável de nossa frota de veículos é um dos pontos que nos ajudarão a conquistar esta meta.
- Cascas de coco, que seriam descartadas após o processo, são 100% utilizadas na agricultura, o que ajuda a manter a umidade do solo e a reduzir o gasto de água, além de agir como fertilizante natural, pois fornece nutrientes ao solo, como o potássio, que é essencial para o cultivo de coco.