Responsável por 21,1% do PIB brasileiro, o agronegócio é indiscutivelmente importante para a economia brasileira e para a PepsiCo.
Por ano, investimos mais de US$ 500 milhões na compra de quase um milhão de toneladas de produtos agrícolas na América latina. No Brasil, somos um dos maiores compradores de batata para uso industrial do país, onde são cultivadas 3.7 milhões de toneladas do tubérculo anualmente.
Assim, queremos usar nossa importância, alcance e competência para ajudar a construir uma cadeia agrícola sustentável.
Nesse contexto, temos colaborado para desenvolver a agricultura local, onde buscamos extrair de forma sustentável todos os nossos ingredientes, garantindo uma produção com qualidade, sustentabilidade e alta produtividade, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento social, sem exceder os limites naturais do planeta. Na PepsiCo, chamamos isso de Agricultura de Nova Geração!
Agricultura de Nova Geração é o termo que utilizamos para nos referirmos às práticas de cultivo que promovem benefícios ambientais, sociais e econômicos para comunidades em todo o mundo utilizando métodos e tecnologias que proporcionam melhores condições para agricultores e para a produção agrícola.
Marcelo Zanetti, Diretor de Agronegócios da PepsiCo.
Para alcançarmos este objetivo e de fato promover impactos sociais, ambientais e econômicos positivos entre os agricultores, temos atuado em diferentes frentes, todas elas seguindo as diretrizes do Programa de Agricultura Sustentável (SFP). Implementado em 38 países, o SFP disponibiliza treinamento e recursos no campo da agronomia, fertilização e uso de água eficientes, técnicas de proteção de plantas e direitos trabalhistas para mais de 40 mil agricultores ao redor do mundo, ajudando-os no seu caminho para uma maior produtividade e sustentabilidade.
Por meio do SFP, nossa produtividade agrícola é impulsionada com safras de origem sustentável à medida que contribuímos para uma transformação a longo prazo no sistema agrícola. Nossa meta é que toda a nossa batata, milho, laranja e aveia sejam produzidos sustentavelmente por meio do SFP até o fim de 2020. Ilustrando esse progresso, 100% das batatas usadas no portfólio Frito-Lay no Brasil, Estados Unidos e mais 7 regiões agrícolas na qual atuamos já são produzidas de maneira sustentável.
Também temos como meta que todo o nosso óleo de palma e a nossa cana-de-açúcar sejam de origem sustentável até o fim de 2020. O volume de óleo de palma e de cana-de-açúcar é considerado de “origem sustentável” se for certificado por programas de certificação terceirizados, como o Roundtable for Sustainable Palm Oil (RSPO) e o Bonsucro.
Até o fim de 2025, esperamos acrescentar mais matéria-prima agrícola à nossa lista de ingredientes de origem sustentável.
A PepsiCo possui um certificador independente, One Peterson (https://www.petersoncontrolunion.com/en), que verifica os agricultores para assegurar que eles estejam cumprindo os aspectos fundamentais dos Princípios do SFP e, se estiverem, as safras fornecidas por essa fazenda são consideradas de origem sustentável. Se os fornecedores não forem considerados aptos, desenvolvemos e implementamos um plano de melhorias para abordar os problemas.
Tecnologia e inovação para uma agricultura sustentável
Desenvolvemos e compartilhamos ferramentas tecnológicas para tornar a agricultura mais inteligente, incluindo técnicas de agricultura de precisão, que dependem de levantamento e análise de dados que possibilitem gerenciamento de safras e aplicação de insumos, como água e nutrientes.
Em nossa fazenda de KERO COCO®, em Petrolina, há uma estação meteorológica em que é feita a coleta, processamento e análise de dados sobre o clima: os dados alimentam um software de manejo de irrigação, que indica a quantia exata de água que deve ser aplicada para irrigar os coqueiros.
Também em Petrolina há o reaproveitamento das cascas de coco como adubo orgânico, contribuindo para a redução no uso de fertilizantes químicos e economia de água usada na lavoura, o que se deve ao fato das cascas absorverem água e ajudarem a retê-la no solo.
Pessoas e Comunidades
Na PepsiCo, também desempenhamos um importante papel no desenvolvimento de comunidades com agricultura sustentável. Auxiliamos no aprimoramento de capacidades e da experiência de trabalho de todos os agricultores.
Isso engloba esforços para reconhecer o papel essencial das mulheres na agricultura global, respeitando seus direitos e as empoderando para melhorar suas condições.
Estamos focados em ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável. E acreditamos que o Agronegócio possui um papel fundamental nesse processo, afinal de contas, é da terra onde nascem nossos produtos. É também a partir do Agronegócio que iremos contribuir para alcançar um impacto positivo na sustentabilidade do sistema global de alimentos a longo prazo.