A preservação dos recursos naturais é fundamental para o planeta e faz parte das estratégias de negócios da PepsiCo.  Fomos uma das primeiras empresas a reconhecer publicamente o recurso como um direito humano básico e fomos homenageados com o Prêmio do Instituto Internacional da Água de Estocolmo pelo trabalho que realizamos em gestão responsável da água.

 

Sabemos, no entanto, que esta é uma longa jornada a ser percorrida. Por isso, há 10 anos possuímos um programa global de conservação de recursos, o ReCon (Resource Conservation), que tem como objetivo reduzir os resíduos gerados no processo produtivo e economizar água e energia. Atualmente, 99% dos resíduos gerados nas nossas  unidades no Brasil são reaproveitados.

 

Possuímos metas claras para serem cumpridas até 2025. Entre elas, a redução do consumo de água de 25% em relação ao que era consumido em 2015. Meta que foi já atingida no final de 2018 e que continuamos trabalhando para superar as expectativas. Com a Fundação PepsiCo, a empresa forneceu acesso à água potável para 22 milhões de pessoas desde 2006, bem à frente do objetivo de 25 milhões até 2025. 


Como uma companhia cujo negócio depende da agricultura para plantar grãos, frutas, verduras e outras safras, e de processos industriais para transformar esses ingredientes em produtos, dependemos da água. Por isso, a escassez dos recursos hídricos é um risco direto para o futuro do nosso negócio. Assim, nosso objetivo é conduzir a segurança hídrica para assegurar a continuidade do negócio e contribuir positivamente para o bem-estar das comunidades em que atuamos. Para a PepsiCo, Impacto Hídrico Positivo significa que os nossos esforços de gestão e parcerias serão planejados para permitir segurança hídrica sustentável a longo prazo para o nosso negócio e para outros que dependem de disponibilidade de água. 

 

Nossa redução em 2018 é resultado de diversos projetos de reconstituição que apresentaram benefícios em 2017 e cujas operações foram encerradas em 2018. Esses projetos são relacionados à agricultura “ociosa”, em que nossos recursos foram usados para incentivar agricultores a abdicar de plantações durante uma temporada como forma de melhorar a qualidade do solo e de economizar água. Esse tipo de projeto de um ano de duração é um comprometimento que antecede o nosso programa global de Reconstituição. Ainda que sejam projetos importantes e valiosos, eles não alcançam critérios globais de benefícios sustentáveis ao longo do tempo e, por isso, foram suprimidos do nosso programa de reconstituição.

 

Estamos comprometidos em reconstituir a água das mesmas bacias hidrográficas de onde foi retirada para proteger bacias de alto risco e beneficiar outros usuários locais. Nós continuamos no caminho para alcançar nossa meta de 100% até 2025 e esperamos conseguir um rápido progresso em 2019 e 2020 com novos projetos e parcerias na América do Norte, na América Latina, na África do Sul e na Ásia.

 

Ainda em 2018, aderimos à Alliance for Water Stewardship (AWS), uma organização colaborativa composta por negócios, ONGs e o setor público. Nossos membros contribuem para a sustentabilidade dos recursos hídricos locais por meio da adoção e da promoção de um quadro para o uso sustentável da água – a Norma International Water Stewardship ou Norma AWS – que conduz, reconhece e premia a boas performances de gestão dos recursos hídricos.

 

Sistema pioneiro no Brasil: 

Inauguramos recentemente o primeiro complexo para reaproveitamento de água no Brasil. Localizado na nossa fábrica de Itu, interior de São Paulo. Com uma tecnologia pioneira no Brasil vamos economizar o total de 3 milhões de litros de água, o que corresponde a 60% do consumo total da fábrica. A escolha da região foi estratégica, já que a planta está inserida em um local com risco de escassez de água.

 

O total de água gasto por quilo de alimento produzido no Brasil caiu para menos da metade: de 4,6L (2006) para 2,3L (2018), uma redução de 50%.  Ao longo dos anos, realizamos uma série de projetos visando à gestão responsável de recursos ambientais. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operando de forma responsável para proteger o nosso planeta e empoderar as pessoas em todo o mundo, é o que nos permite ser uma empresa global de sucesso.