Estamos comprometidos em ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável, que atenda às necessidades humanas de nutrição e satisfação e que continue gerando crescimento econômico e desenvolvimento social, sem exceder os limites naturais do planeta.

 

Como uma das empresas líderes no segmento de alimentos e bebidas do mundo, reconhecemos nossa responsabilidade e, principalmente, o papel significativo que podemos e devemos ter como agentes para a mudança.

 

Nesse contexto, temos utilizado nosso alcance e nosso conhecimento para fomentar um impacto positivo no planeta e nas comunidades onde atuamos.

 

O plástico ainda é um material altamente eficiente para embalar alimentos e bebidas, ajudando a melhorar a distribuição, acessibilidade e a conveniência. Ele mantém a qualidade e o frescor, protege e reduz o desperdício. Por outro lado, temos conhecimento dos impactos negativos do uso desse material em larga escala e atuamos em diferentes frentes na busca por alternativas.

 

Queremos mudar significativamente a forma como as pessoas interagem com as nossas embalagens e construir um mundo no qual o plástico nunca se torne lixo.

Temos a responsabilidade e um grande poder de mobilização para acelerar essa transformação comportamental. Para alcançar esse objetivo, nossa visão contempla três estratégias interconectadas:

REDUZIR


Para diminuir a quantidade de plástico que usamos, em 2019, anunciamos uma nova meta de redução de 35% na quantidade de plástico virgem em todo o nosso negócio de bebidas até 2025, o que equivale à eliminação de 2,5 milhões de toneladas métricas de plástico virgem acumulado.

Nosso progresso em direção a esse objetivo será impulsionado pelo aumento do nosso uso de conteúdo reciclado e de materiais alternativos para embalagens, como alumínio e vidro.

RECICLAR


Temos o compromisso público de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025. Esse percentual está em 90% atualmente.

Fazemos parte da plataforma “Reciclar pelo Brasil” que colabora para fomentar a reciclagem por meio do apoio a cooperativas. Esta iniciativa atende 160 cooperativas em 17 estados e beneficia mais de 3 mil agentes ambientais.

Desde 2010, fazemos displays para snacks a partir de BOPP. Já foram recicladas mais de 470 toneladas do material.

Para aumentar o conteúdo de material reciclado e os índices de reciclagem, em 2015, iniciamos o nosso projeto Gestão de Resíduos e, na época, aproximadamente 10% dos nossos resíduos eram enviados para aterros sanitários. A partir deste momento, iniciamos a preparação das fábricas para que o objetivo de Zero Aterro fosse alcançado.

Atingimos a meta de 100% das nossas fábricas enquanto Zero Aterro em 2021, cumprindo a nossa meta, o que significa que todas as nossas plantas de alimentos e bebidas reaproveitam de alguma forma todos os resíduos gerados na fábrica. Veja como nossos resíduos são reaproveitados:

Investimos cerca de U$ 51 milhões entre julho de 2018 e julho de 2019 para melhorar a infraestrutura de reciclagem e a educação ao redor do mundo.

Também somos uma das maiores utilizadoras de PET Reciclado no mundo.

Além disso, em outubro de 2018, assinamos um contrato de fornecimento plurianual com a Loop Industries para incorporar o plástico Loop PET, que é 100% reciclado, nas nossas embalagens de produtos até o início de 2020.

E 100% dos resíduos de BOPP gerados no processo industrial das nossas fábricas no Brasil são reciclados e transformados em utensílios de plástico, como vasos e vassouras.  

REINVENTAR


Reinventar os sistemas de embalagem e o material plástico que usamos também é essencial para obtermos êxito nessa jornada.

Estamos trabalhando com parceiros da indústria, como parte da Natural Bottle Alliance, no desenvolvimento de garrafas plásticas 100% a base de plantas, totalmente recicláveis e feitas a partir de biomassa. A ideia é lançar as primeiras no final de 2020 ou no começo de 2021.

 

Em parceria com a empresa de Biotecnologia Danmer Cientific estamos desenvolvendo uma nova embalagem de salgadinho biodegradável. Este material foi testado no mercado dos EUA com a TOSTITOS® e no Chile e na Índia, com a marca LAY’S®.

 

Globalmente temos buscado soluções Beyond the Bottle (Além da Garrafa), como SodaStream, GATORADE® Gx, Spire e AQUAFINA® Water Stations, fornecendo bebidas aos consumidores sem o uso de garrafas descartáveis de plástico. Até 2025, a previsão é de que 67 bilhões de garrafas de plástico sejam evitadas em decorrência do crescimento da SodaStream.

Temos um projeto piloto no Chile e na Índia, onde estamos utilizando uma embalagem compostável de origem vegetal para LAYS®, que pode ser submetida ao processo de compostagem industrial.


O consumidor também é um elo fundamental da cadeia para que o resíduo seja descartado de forma correta. E nós reconhecemos o papel que devemos desempenhar no processo de educação.

 

Nossas embalagens trazem informações acerca de seus materiais e de sua correta forma de descarte. Essas informações buscam orientar os consumidores sobre como eles podem contribuir para a cadeia de reciclagem.

 

Contudo, mais do que orientar, a indústria tem o desafio de aprimorar e consolidar a cadeia de reciclagem.

 

Para isso, acreditamos fortemente na colaboração e entendemos que uma economia realmente circular só será possível a partir da união de todas as pontas da cadeia.

Agentes transformadores para a sustentabilidade

Queremos, junto com os jovens, encontrar soluções para atuarmos como agentes transformadores da sustentabilidade. Assim, iniciamos, em 2009, o projeto Eco-Desafio, em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ao longo dessas dez edições, já recebemos mais de 17 mil propostas entregues por cerca de 23 mil jovens em mais de 33 países.

Com este projeto, buscamos empoderar estudantes e a população para juntos encontrarmos soluções sustentáveis com alto potencial de implementação. Oferecemos treinamento gratuito a todos os participantes, além de patrocínio para as equipes que chegarem às finais e prêmios de US$ 5.000 para os vencedores de cada categoria, entre outros benefícios.