O PROGRAMA
Lançado em março de 2018 no Brasil, em parceria com a FUNDES, o Mulheres com Propósito nasceu com o intuito de apoiar mulheres na América Latina por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino, aumentando a participação feminina no mercado de trabalhado e ajudando mulheres a conquistarem a independência financeira.
O programa foi desenvolvido com foco em três frentes: ampliar oportunidades, abrir o próprio negócio e planejar a vida profissional e financeira, por meio da realização de Cursos de Capacitação. O programa conta com um investimento de US$ 1,5 milhão da PepsiCo e também opera no México, Colômbia, Argentina, República Dominicana, Venezuela, Chile e Uruguai. No Brasil, onde as mulheres representam a maioria da população e lideram quase 40% das famílias, o nosso plano é auxiliar o desenvolvimento de 2 mil mulheres empreendedoras até 2025.
A capacitação acontece por meio de 4 oficinas virtuais com a disponibilização de uma plataforma com diversos cursos com temas variados como, por exemplo, Marketing Pessoal e Técnicas de Vendas. Para se formarem, as mulheres participantes do programa devem concluir os 4 cursos e contar com ao menos 75% de presença nos encontros com os facilitadores (presenciais ou online).
MENTORIA: FUNCIONÁRIAS PEPSICO COMO MENTORAS VOLUNTÁRIAS PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS DAS MULHERES PARTICIPANTES
Uma etapa adicional acontece depois da conclusão dos cursos de capacitação do Mulheres com Propósito: a Mentoria. São selecionadas mulheres participantes do projeto, mas que ainda precisam de uma mãozinha para impulsionar os seus negócios.
Do outro lado, funcionárias PepsiCo se inscrevem como voluntárias, para compartilhar conhecimento com quem mais precisa. Em 2020, todo o formato da Mentoria precisou ser adaptado rapidamente para o ambiente online, respeitando o isolamento social necessário por conta da pandemia. Nos adaptamos sem deixar de ajudar essas mulheres que, mais do que nunca, precisavam intensificar seus negócios e sua renda.
Nessa etapa, aumentamos a percepção de que muitas mulheres formadas tinham o desejo de iniciar um negócio próprio ou aprimorar os que já existiam, mas não sabiam como nem por onde começar e acabavam desistindo de seus sonhos.
Essa fase gera um enorme aprendizado mútuo entre as participantes do projeto e as funcionárias voluntárias da PepsiCo, justamente por possibilitar que as empreendedoras tragam suas necessidades para serem solucionadas em conjunto com as mentoras. Durante os encontros as duplas ou trios realizam diversas atividades como mapas de carreira, planos de ação, relatórios de desenvolvimento e planejamento para reciclagem dos objetivos.
21 funcionárias voluntárias PepsiCo se inscreveram como mentoras, considerando também a pluralidade de cargos e funções: analistas, coordenadoras, gerentes e diretoras.
As nossas estagiárias também participaram do processo, uma forma de já introduzir e reforçar ainda mais a nossa cultura de diversidade e a conscientização social. Todas as voluntárias receberam capacitação pela Awá, e estudaram conceitos, instrumentos e estratégias de manejo de mentoria, participando de supervisões mensais em grupo.
As nossas estagiárias também puderam acompanhar os processos de perto, observando as voluntárias selecionadas; uma forma de já introduzir e reforçar ainda mais a nossa cultura de diversidade e a conscientização social. Todas as voluntárias receberam capacitação pela Aiwá, e estudaram conceitos, instrumentos e estratégias de manejo de mentoria, participando de supervisões mensais em grupo.
Ao final da mentoria, a empreendedora tem a oportunidade de sair com um plano de ação efetivo e personalizado para o seu negócio; além da construção de uma importante base de networking.