PepsiCo divulga Resumo ESG 2023 destacando os avanços de sua agenda PepsiCo Positive (pep+)



São Paulo, 20 de junho - Hoje, a PepsiCo publicou o seu relatório sobre o progresso de seus resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) ao longo do ano passado.

O Resumo ESG 2023 inclui o  Resumo ESG os Tópicos ESG de A-Z e o ESG Data Hub, fornecendo uma atualização detalhada sobre


PepsiCo Positive (pep+), o programa de transformação global da companhia que busca impulsionar o desempenho e o valor dos negócios no longo prazo.

campo_de_batata_vasto_campo_verde_com_um_irrigador_Ligado
Campo de batatas no sul do Brasil sendo irrigado com mini aspersão para maior eficiência.
Foto: Divulgação PepsiCo.



O Brasil, sendo um dos principais mercados na América Latina, reforça a sua contribuição direta para o avanço nas metas globais, por meio de projetos já reconhecidos nas principais frentes de atuação da agenda PepsiCo Positive (pep+), tais como:

a Estação de Tratamento de Efluentes pelo método de biorreatores com membranas e osmose reversa - MBR/OR na fábrica de Itu (SP), que potabiliza e possibilita o reuso de efluentes da localidade; duas Usinas Termossolares, em Feira de Santana (BA) e Sete Lagoas (MG); a adoção de mais de 170 veículos elétricos ou a gás na frota própria de caminhões; o projeto local pioneiro de baús de caminhão fabricados com plástico reciclado de embalagens de snacks e de bebidas na composição; a destinação correta de plástico flexível de snacks em volume equivalente ao que a companhia lança no mercado anualmente; o fomento à práticas regenerativas nos campos de cultivo de batata e de coco-verde para fabricação de snacks e de água de coco de algumas de suas marcas; como RUFFLES®, ELMA CHIPS® e KERO COCO®; o apoio a organizações sem fins lucrativos para ações de educação e inclusão social, de combate à fome e de formação de profissionais negros e negras; avanços consideráveis na agenda de DE&I - Diversidade, Equidade e Inclusão e, ainda, a evolução do portfólio, por meio de novas tecnologias, novo blend de óleos, diminuição de açúcares adicionados, sódio, entre outras ações.

No plano global, em 2023, a PepsiCo alcançou algumas metas antes do previsto, introduziu novas e fez grandes progressos em outras, enquanto certas metas, incluindo o que diz respeito às embalagens, continuam a apresentar desafios.

Por meio de uma ampla gama de inovação, investimento estratégico, parcerias inovadoras e a multiplicidade de ações implementadas pelos nossos 318 mil funcionários ao redor do mundo, a empresa:

  • Reduziu as emissões de Escopo 1 e 2 em 13% e das emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 em 5% ano após ano1;

  • Reduziu o uso de plástico virgem derivado de fontes não renováveis em 4% ano após ano2;

  • Dobrou a sua pegada global de agricultura regenerativa para mais de 728 mil hectares3;

  • Registou uma melhoria de 25% na eficiência do uso da água nas operações próprias da empresa com alto risco hídrico em comparação com a linha de base de 2015 – atingindo essa meta dois anos antes do previsto[4];


"Três anos após o início da nossa jornada PepsiCo Positive (pep+), está claro que o foco que direcionamos em todo o negócio está funcionando em muitas áreas. Nosso uso de plásticos virgens diminuiu ano após ano e nossas emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 diminuíram em comparação com 2022, bem como, em relação à nossa linha de base de 2015. Tudo isso deve ser comemorado. No entanto, o caminho a seguir continuará a apresentar desafios
”, disse Jim Andrew, Diretor de Sustentabilidade da PepsiCo.

“Continuamos avaliando onde devemos dedicar tempo e recursos para gerar um impacto significativo e garantir que estamos concentrando nossos esforços de forma eficiente.

Construir parcerias fortes e estratégicas com outros players capazes de contribuir para soluções escaláveis, além de adotar e ampliar tecnologias inovadoras são fundamentais para a nossa estratégia.",
completou Andrew.


fachada_da_fabrica_da_pepsico_em_sorocoba
Fachada da fábrica da PepsiCo em Sorocaba (SP). Foto: Joel Silva

 

Consulte os materiais completos do Resumo ESG da PepsiCo para uma visão geral completa dos resultados de pep+ de 2023. O Resumo digital deste ano e todos os recursos complementares para download estão disponíveis aqui. 

 


 

[1] Redução das emissões dos Escopos 1 e 2 em 33% e das emissões totais dos Escopos 1, 2 e 3 em 4%, medidas em relação à linha de base de 2015. Em 2023, aproximadamente 80% das necessidades globais diretas de eletricidade da Empresa foram atendidas com mecanismos de eletricidade renovável, incluindo energia solar na fábrica, contratos de compra de energia externa e créditos de energia renovável.

[2] A tonelagem absoluta de plástico virgem derivado de fontes não renováveis aumentou 6% medida em relação à linha de base de 2020.

[3] A PepsiCo considera que um hectare produz impacto regenerativo quando a adoção de práticas de agricultura regenerativa resulta em melhorias quantificadas em pelo menos duas das áreas de resultados ambientais, com uma forte preferência pela remoção ou redução das emissões de GEE como área de impacto. Consulte o Banco de Práticas de Agricultura Regenerativa da PepsiCo para obter uma lista abrangente de práticas direta ou indiretamente ligadas às cinco áreas de impacto. Os hectares regenerativos relatados representam a contagem anual apresentada com base nas ações realizadas desde 2021.

[4]Medido em comparação com uma linha de base de 2015. A meta reflete a exclusão de instalações de terceiros. Entre 2006–2015, a eficiência do uso da água melhorou 26% nas operações globais existentes na data da definição das metas. A ferramenta de avaliação de estresse hídrico Aqueduct World Resource Institute é usada para confirmar as áreas de alto risco hídrico a cada três anos.

[5]Métrica conta o número cumulativo de pessoas com acesso à água potável desde 2006.

[6]Nossos resultados globais baseiam-se nos 23 principais mercados de alimentos convenientes. Consulte a página de tópicos do Sódio na área ESG de A-Z para obter a lista completa de categorias de alimentos.

[7]Em 2023, nossos 23 principais mercados de alimentos convenientes representavam 84% do volume global do nosso portfólio de alimentos convenientes. Os resultados refletem a exclusão do portfólio Be & Cheery e a exclusão das categorias de laticínios e alimentos para bebês na Rússia e na Ucrânia.

[8]Nossos resultados globais são baseados em nossos 23 principais mercados de alimentos convenientes.


Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras.

O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas.

Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.