PepsiCo segue rumo autonomia hídrica com 100 dias sem captar água em sua fábrica de Itu
Empresa potabilizou aproximadamente 840 milhões de litros de água em 2022, equivalente a 444 piscinas olímpicas
Fachada da PepsiCo em Itu. Foto: Marco Pinto
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, e dona de marcas como LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS® e tantas outras, anuncia a conquista de manter sua operação fabril
sem captação de água por 100 dias, em Itu, no interior de São Paulo. No ano em que celebra 70 anos no país, a companhia apresenta seu resultado em Itu, onde reaproveita 100% do seu efluente industrial -- proveniente de processos de produção de snacks salgados e de TODDYNHO® -- que é transformado em água potável a partir de uma estação de tratamento em sua área externa. Esta realidade só foi possível após a parceria com as unidades da PepsiCo de Sorocaba e de Itaquera (São Paulo), que enviam os efluentes para tratamento em Itu. O montante de água tratada abasteceu a fábrica de Itu na totalidade de sua demanda de 18 milhões de litros ao mês para uso em processos industriais.
Água resultante do tratamento de água pelo método MBR/OR na estação de tratamento de efluentes da PepsiCo em Itu é potável. FOTO: Marco Pinto
Buscando tornar sua operação mais sustentável e eficiente ao mesmo tempo em que promove ações positivas para o planeta e as pessoas - em linha com a estratégia ESG, nomeada globalmente como PepsiCo Positive (pep+), a empresa tem como premissa reduzir o uso de água em toda a sua cadeia produtiva. Com esse objetivo, investiu em uma tecnologia inovadora para sua estação de tratamento de efluentes em Itu, onde utiliza o método MBR/OR, que usa Biorreatores com Membranas e Osmose Reversa no processo de potabilização de água. A iniciativa também contribui para reduzir o efluente no sistema de tratamento de esgoto da cidade, pois a PepsiCo trata todo o seu efluente da operação. “Em 2022 ficamos cem dias sem captar água do município de Itu, o que significa que esta água ficou disponível para a comunidade. Temos muito orgulho desse resultado e confiantes de que em breve teremos mais avanços em outras operações no país”, afirmou Paulo Quirino, Vice-presidente de operações da PepsiCo do Brasil.
O projeto realizado em Itu será implantado em Sete Lagoas (MG) e em Curitiba (PR), com previsão de conclusão em 2024.
Uso correto da água, para mais sustentabilidade
Por meio desta e de outras iniciativas focadas em redução do uso de recursos hídricos, o total de água gasta por quilo de alimento produzido pela PepsiCo no Brasil caiu para menos da metade nos últimos cinco anos - de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Na fábrica de Itu, esse número já é de 0,82 litro por quilo de alimento produzido.
Dentro de sua estratégia pep+, a PepsiCo tem a meta de alcançar globalmente um impacto hídrico positivo até 2030. Assim, buscando reaproveitar 100% da água que necessita em seus processos produtivos, em especial nas regiões de grande escassez hídrica ao redor do mundo.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida em 2021, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo conta com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo diversas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.