PepsiCo é reconhecida no prêmio da ONU Mulheres no Brasil
São Paulo, 9 de outubro de 2019 - A PepsiCo acaba de ser reconhecida no prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles ) na categoria grandes empresas, iniciativa reconhecida pela ONU Mulheres, que tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem, dia 7, no Hotel Villa Blue Tree e quem subiu ao palco para receber o reconhecimento foi Mauricio Pordomingo, VP de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil. “Estamos extremamente felizes com esse reconhecimento. As mulheres na PepsiCo ocupam papéis abrangentes e de alto nível e temos um compromisso global de aumentar o número de mulheres em cargo de liderança”, diz o executivo. “Hoje contamos com 43% de mulheres em posições de liderança e nossa meta é atingirmos o índice de 50% até 2025. Temos programas que estimulam a equidade de gêneros dentro e fora da companhia e o reconhecimento é um sinal de que estamos no caminho certo nessa jornada”, afirma.
Iniciativas dentro e fora da empresa
Ao longo dos anos, a PepsiCo vem investindo em diversas frentes na busca por um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, por acreditar que assim ganha em criatividade, produtividade, e capacidade de inovação. Em março de 2017, a empresa assinou o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e aderiu à iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero, além de fazer parte do Movimento Mulheres 360, em que compartilha e escuta boas práticas.
Esse cuidado com a diversidade e equidade de gênero começa já nos processos seletivos de seus programas de estágio e trainee, conhecidos como First Gen e Next Gen, com 79% de representação feminina. Além disso, estes processos seletivos são realizados às cegas e com flexibilização do inglês, garantindo ainda mais diversidade ao quadro de colaboradores.
No dia a dia da empresa, alguns programas garantem que discussões sobre temas como equidade de gênero e empoderamento continuem sempre aquecidas. É o caso do Elas por Elas, que reúne as lideranças femininas da PepsiCo visando a troca de conhecimento e experiências, e do programa Inspira, em que mulheres em cargos seniores participam de treinamento intensivo de uma semana na sede global da PepsiCo nos EUA. As participantes recebem orientações especializadas sobre desenvolvimento e capacitação de carreira.
Outro programa implementado de forma pioneira pela PepsiCo é o Ready to Return, que dá oportunidades para pessoas que, por algum motivo, precisaram dar uma pausa em suas carreiras e agora estão prontas para retomarem a vida corporativa. Válido para quem está longe do mercado de trabalho há no mínimo dois anos, o Ready to Return é voltado para todos os gêneros, mas acaba por impactar especialmente as mulheres, como aquelas que resolveram se dedicar à maternidade.
E por acreditar que igualdade entre homens e mulheres precisa acontecer também na sociedade como um todo, as ações da PepsiCo rompem inclusive as barreiras físicas de seus escritórios. Um exemplo é o programa Mulheres com Propósito, que oferece cursos gratuitos de empreendedorismo a mulheres de comunidades, para que elas possam ter o seu próprio negócio e conquistar a independência financeira.
Cris Oguê, artesã e microempresária que participou da primeira turma do programa em 2018, afirma que o projeto é fundamental para que as mulheres entendam o quanto são capazes de empreender e que acreditem mais em suas capacidades. “Abrir um pequeno negócio sem apoio é muito difícil e acredito que aprender sobre empreendedorismo nos ajuda a entender melhor o que devemos fazer para o negócio dar certo”. Através do programa, aprendeu a calcular melhor os preços dos seus produtos, fazer planilhas que a ajudaram no gerenciamento do seu negócio e entender um pouco de marketing.
Esses valores da empresa se refletem até mesmo em algumas marcas do portfólio da PepsiCo, como é o caso de EQLIBRI™, que celebra as mulheres em sua diversidade e incentiva a libertação de padrões impostos pela sociedade.
Para ilustrar todo esse cenário de empoderamento promovido pela empresa, a PepsiCo produziu uma série de vídeos contando a história de mulheres inspiradoras que fazem parte do quadro de funcionários, apresentando momentos de seu cotidiano e suas contribuições com o crescimento da companhia. Eles narram a trajetória de cada uma delas reforçando a mensagem de que o fomento da diversidade é um desafio que a PepsiCo abraçou e vem colocando em prática.
Uma das personagens da web série é a gerente de produtividade Bruna Alves, que acredita que o ambiente inclusivo valoriza a diversidade de gênero, sendo uma das razões para a inovação em ideias e formas de liderança. “Diversidade em nossa força de trabalho faz parte de um projeto em constante evolução. Liderar pessoas é a maior escola, quando você desenvolve outras pessoas você está se desenvolvendo muito mais”, diz Bruna. Veja outras histórias clicando aqui: https://www.facebook.com/PepsiCoBrasil/videos/2261260087334018/
Para saber mais sobre a PepsiCo e os projetos que possui, acesse: http://www.pepsico.com.br/