IMPACTO NAS COMUNIDADES


 

Com PepsiCo Positive (pep+), transformamos o nosso negócio de ponta a ponta e colocamos a sustentabilidade e o impacto positivo para as pessoas e para o planeta no centro de tudo. Esse é o nome da forma como a empresa cria crescimento e valor, operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas. 

Além disso, essa estratégia nos permite prosperar ao mesmo tempo que impulsionamos as comunidades em que atuamos. Por isso, desde 2021, a PepsiCo investiu mais de R$20 milhões no Brasil, gerando impacto positivo para mais de 1,8 milhão de pessoas diretamente. A interseção de gênero e raça é uma consideração fundamental no design de todos os programas no Brasil.

 

A PepsiCo está colaborando com parceiros do setor, organizações locais e internacionais, organizações sem fins lucrativos e nossos(as) funcionários(as) para construir um sistema alimentar capaz de impactar positivamente o planeta e as pessoas, auxiliando na criação de um mundo mais equitativo por meio do poder das comunidades em que operamos.  

Ao longo de nossa jornada, temos investido em projetos de impacto social nas comunidades brasileiras. Essa estratégia, apoiada pela Fundação PepsiCo beneficiou mais de dois milhões de pessoas e se concentrou em três áreas: Segurança Alimentar, Acesso à Água e Prosperidade Econômica, considerando de forma interseccional a promoção da equidade de gênero e raça no design de todos os programas no Brasil.  

Conheça as nossas ações de impacto navegando pelos botões abaixo:

SEGURANÇA ALIMENTAR

A PepsiCo possui a meta global de tornar acessíveis alimentos nutritivos para 50 milhões de pessoas ao redor do mundo até 2030 e o Brasil é o protagonista nesta agenda, com ações efetivas no combate à fome. Para atingir os objetivos globais da companhia é necessário atuar localmente e de acordo com as especificidades de cada país. A fome é um desafio muito presente no Brasil – de acordo com pesquisa do  IBGE de 202321,6 milhões dos domicílios brasileiros (27,6%) são afetados por algum grau de insegurança alimentar. 

Por isso, desde 2020, a PepsiCo Brasil já doou mais de 550 toneladas de alimentos para organizações que apoiam populações em situação de vulnerabilidade social, o que equivale à mais de 2,5 milhões de produtos doados, com o custo de mais de R$ 6 milhões . As doações se deram desde a pandemia até situações pontuais de ajuda humanitária, com um impacto estimado de 1,5 milhões de pessoas. 

 

“Arroz” de Aveia QUAKER®: o primeiro produto social da PepsiCo no mundo!  

O Brasil foi pioneiro no lançamento do primeiro produto social da PepsiCo no mundo. O “Arroz” de Aveia QUAKER® é um produto que tem 100% do lucro gerado pelas vendas integralmente destinado aà Instituição Social Amigos do Bem. Esses recursos serão utilizados para levar alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Para o primeiro ano do projeto, a expectativa é impactar 25 mil pessoas. 

Mais de 21 milhões de domicílios vivem algum grau de insegurança alimentar no Brasil*, o equivalente a mais de 270 estádios cheios do Maracanã!** 

Insegurança alimentar é a falta de acesso regular ou permanente a alimentos e é classificada em três níveis***: 

- Leve: Incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou quando a qualidade da alimentação já está comprometida 

- Moderada: Quantidade insuficiente de alimentos 

- Grave: Privação do consumo de alimentos 

No Nordeste Brasileiro, 6,2% dos domicílios na região enfrentam insegurança alimentar grave (fome), 8,6% moderada e 23,9% leve, ao total 38,7% da população enfrenta algum nível de insegurança alimentar, o que representam mais de 8 milhões de domicílios.* 
 
Visando combater a fome, 100% do lucro do “Arroz” de Aveia QUAKER® será destinado ao combate à fome das pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no sertão nordestino brasileiro em parceria com a Instituição Social Amigos do Bem. 
 
*IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: Segurança alimentar 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: IBGE | Biblioteca | Detalhes | Segurança alimentar: 2023 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Acesso em: 06 de Maio de 2024.  
**CNN Brasil. Maiores estádios do Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/maiores-estadios-do-brasil/ Acesso em: 06 maio 2024. 
***OLHE PARA FOME. A fome e a insegurança alimentar avançam em todo o Brasil. Disponível em:  https://olheparaafome.com.br/ Acesso em: 06 maio 2024. 

 

Gastromotiva: : Alimentando comunidades e formando futuros nas cozinhas solidárias

A parceria da PepsiCo com a Gastromotiva forneceu refeições nutritivas a membros vulneráveis ​​das comunidades em que operamos e formou profissionalmente chefs e cozinheiros sociais para que pudessem ter melhor acesso aos mercados de trabalho ou construir o seu próprio negócio.  

Com a contribuição da PepsiCo, a Gastromotiva distribuiu mais de 378 mil refeições em ações das 36 Cozinhas Solidárias apoiadas, com impacto de 68 mil pessoas.  

 A Gastromotiva promove a geração de renda por meio da capacitação profissional de bolsas de auxílio oferecidas para cozinheiros (as) sociais e distribuição de refeições a pessoas em situação de insegurança alimentar. O projeto já formou 40 cozinheiros (as) e, atualmente, mantém 2 Cozinhas Solidárias ativas em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Todos à Mesa: União contra a fome e o desperdício de alimentos

Movimento Todos à Mesa é a primeira coalizão brasileira de empresas e organizações que se unem para reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício de alimentos por meio do fortalecimento de redes de redistribuição, articulação de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos e conscientização sobre o tema. 

Desde 2021, mais de 5 milhões de pessoas foram impactadas e mais de 18 mil toneladas de alimentos foram redistribuídas pelas empresas da coalização para quem mais precisa.  

 

Bancos de Alimentos: Beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas

As doações de produtos PepsiCo reforçam o nosso compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Doamos produtos para os bancos, contribuindo diretamente para a redução do desperdício de alimentos. Ao fazer isso, garantimos que produtos próximos do prazo de vencimento, mas que estão aptos e seguros para consumo, e que seriam descartados cheguem a pessoas que realmente precisam. 

Além disso, ao adotar essa prática, nos alinhamos aos princípios de uma economia circular, em que buscamos utilizar nossos recursos de maneira mais eficiente e sustentável. Com isso, ajudamos a construir um ciclo econômico mais consciente e responsável, onde os recursos são utilizados de forma inteligente e as comunidades são fortalecidas. 

Desde 2021 já doamos mais de 540 toneladas de alimentos para bancos de todo o país, impactando mais de 1,5 milhão de pessoas. 

 

Nutrição Para o Futuro 

Com o Nutrição Para o Futuro, a PepsiCo ajudou a aumentar o acesso a porções extras de alimentos no café da manhã escolar para crianças de 2 a 5 anos. O projeto foi adaptado durante o período da pandemia de COVID-19 e distribuiu cestas básicas de alimentos para as famílias apoiadas pelas escolas locais/Mesa Brasil Food Banks e entre 2021 e 2022, foram doadas cestas básicas equivalentes a 216 mil refeições para cerca de 7 mil pessoas da Bahia, Pernambuco e Sergipe.  

PROSPERIDADE ECONÔMICA

De acordo com oCenso de 2022, aproximadamente 92,1 milhões de pessoas (ou 45,3% da população do país) se autodeclararam pardas no Brasil. Essa foi a primeira vez desde 1991 que esse grupo se tornou predominante. Além disso:

- O Brasil tem a maior população negra fora do continente africano. 

- 71% dos afro-brasileiros no Brasil relatam terem sido vítimas ou testemunhas de racismo. 

- A renda mensal dos homens brancos é 73,9% maior do que a dos negros. 

- As mulheres negras são 50% mais sensíveis ao desemprego do que os homens brancos. 

39% da população economicamente ativa no país possui seu próprio negócio, dos quais 26% são pessoas negras (14 milhões de pessoas). Isso destaca a importância de abordar questões de raça e gênero para promover uma sociedade mais justa e igualitária.  

Por isso, investimos fortemente na prosperidade das comunidades em que atuamos por meio dos seguintes projetos: 

 

MOVER: Movimento Pela Igualdade Racial

O compromisso público da PepsiCo desde 2021 de cooperar com o Movimento pela Igualdade Racial - junto com 13 empresas - formou a coalizão. Hoje, esse movimento abrange mais de 50 empresas, para promover conjuntamente a igualdade racial no Brasil por meio de esforços coordenados.  

Juntos(as), temos como meta, atingir o número de 3 milhões de oportunidades de emprego e mais 10 mil cargos de liderança negra até 2030. Até agora foram mais de 40 mil usuários engajados com o jogo de alfabetização racial, o Desafio Mover, mais de 13 mil bolsas de estudo para treinamento em tecnologia, soft e hard skills; 1.000 bolsas de estudo de inglês; e um lançamento de uma plataforma de emprego. 

 

Iniciativa LIFT: Linguagem, Inspiração, Foco e Transformação! 


Iniciada em 2019, a iniciativa, feita em parceria com oInstituto Ser+, tem como objetivo ensinar inglês como segunda língua para a mobilidade social de estudantes negros(as), o projeto já beneficiou estudantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Por meio da parceria,  mais de 420 estudantes negros(as) serão beneficiados(as) até 2025.  

 

Diversidade LAB: Capacitação profissional por meio da tecnologia  

O Diversidade LAB, realizado em 2022 em parceria com o Instituto Ser+, foi um programa gratuito de capacitação profissional focado em programação, que visou oferecer oportunidades para pessoas negras em situação de vulnerabilidade na região metropolitana de Salvador, Bahia. O projeto teve como objetivo formar novos programadores(as) e promover a inclusão social por meio da educação, formando ao final do processo 31 pessoas.  

Além das aulas técnicas, os participantes receberam suporte como vales-alimentação e transporte, plano odontológico, acompanhamento psicossocial e mentorias com voluntários(as) da PepsiCo. A iniciativa incluiu ainda discussões sobre carreiras e vivências na PepsiCo, além de sessões de letramento racial com o grupo de afinidade Negrow, promovendo uma agenda de engajamento interno e externo em prol da inclusão.  

 

Preta Hub e Afrolab fomentam o empoderamento econômico

Preta Hub e Afrolab, são programas do Instituto Feira Preta, e visam promover a inclusão de pessoas negras no Brasil por meio de seu empoderamento econômico. Seu trabalho acelera e capacita diretamente empreendedores(as) negros(as) em diferentes regiões do Brasil. Com nosso aporte desde 2021, já impactamos indiretamente mais de 1,5 M de vidas, o que inclui a de empreendedores(as) que passaram a fazer parte de nossa cadeia de valor e participantes do Festival Feira Preta promovido pela organização. 

 

Apoio às cooperativas de reciclagem 

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305 de 2 de agosto de 2010, regula o sistema de reciclagem no Brasil. Seu principal objetivo é aumentar a taxa de reciclagem para 45% no país até 2031. 

Um dos instrumentos mais importantes da PNRS, aplicável à indústria, é a logística reversa. Isso significa que as empresas possuem o compromisso de retirar do meio ambiente pelo menos 30% dos resíduos sólidos que produzem. E buscamos não só estar em conformidade com o decreto, mas em ampliar o nosso potencial de impacto. 

Um estudo da WWF, baseado em dados do Banco Mundial, revela que apesar de ser o quarto maior produtor de plástico no mundo, com uma produção anual de 11,3 milhões de toneladas, o Brasil recicla apenas 1,28% de seu lixo plástico. Curiosamente, o Brasil possui uma população significativa de catadores de materiais recicláveis, com mais de 800.000 pessoas, que desempenham um papel crucial na reciclagem.  

Segundo o relatório What a Waste 2.0 do Banco Mundial, aproximadamente 90% dos resíduos sólidos reciclados no país passam pelas mãos desses catadores. Dados recentes também revelam que 76,1% dos trabalhadores de resíduos são negros ou pardos, e 30% são mulheres. Além disso, 55% dos trabalhadores de resíduos não possuem educação formal ou têm apenas educação básica parcial, equivalente ao ensino médio incompleto. Por isso, investimos no potencial de transformação social dos(as) agentes de reciclagem por meio de projetos como: 

Reciclar pelo Brasil e Associação Nacional dos Catadores: com o investimento no projeto, pretendemos recuperar de 22% a 30% de embalagens pós-consumo - não apenas da PepsiCo - por meio de cooperativas de reciclagem e impactar cooperativas de reciclagem para desenvolver trabalho de forma segura, com o uso de EPIs, renda decente para os membros e empoderamento ambiental. Com isso, pretendemos alcançar mais de 9 mil trabalhadores em 26 estados, com 110 mil toneladas de recicláveis no ano.  

Yunus Social Business: de 2024 a 2026 apoiaremos os meios de subsistência de trabalhadores informais de resíduos por meio de negócios sociais. A iniciativa busca abrir oportunidades de investimento no Brasil para negócios sociais, melhorando a subsistência dos trabalhadores informais do lixo, com um alcance direto planejado de 900 trabalhadores informais de resíduos e mais de 10.000 por alcance de impacto catalisado na Cidade de São Paulo. 

Os negócios sociais alcançam a sustentabilidade financeira, do modelo de negócio, ao mesmo tempo que ampliam o seu impacto. Os negócios sociais sustentam e crescem e os trabalhadores dos resíduos têm acesso a melhores meios de subsistência graças às oportunidades de rendimento. 

mulheres trabalhando em uma cooperativa de reciclagem

Coopercaps e Rede Sul: Desde 2014, a PepsiCo tem apoiado a Rede Sul de Cooperativas para se desenvolver como uma rede cooperativa de reciclagem como é agora. Com a parceria, pretendemos apoiar a formalização da rede para melhorar o seu acesso ao mercado e às capacidades empresariais. A Coopercaps é um parceiro chave especificamente para projetos de recuperação de BOPP em São Paulo.

Com o projeto alcançaremos diretamente mais de 400 cooperados em 16 cooperativas de reciclagem no estado de São Paulo. A parceria já permitiu a coleta de 60 toneladas de filmes flexíveis (BOPP), além da estruturação da Rede de Cooperativas do Sul de São Paulo e a coleção de 60 toneladas de filmes flexíveis foi recuperada desde 2022. 

 

MARCAS COM PROPÓSITO

QUAKER®: Nutrição com Propósito

O novo “arroz” de aveia QUAKER® é a combinação incrível de sabor e nutrição para o seu dia a dia com apenas um único ingrediente: o grão inteiro da aveia.  Ele possui mais proteína (vegetal) e mais fibras que o arroz integral*. 

Quando cozido, ele apresenta uma textura firme por fora e cremosa por dentro e com ele você pode preparar o arroz do seu dia a dia, risotos, arroz carreteiro e outras receitas. 100% do lucro deste produto será destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no sertão nordestino do brasil em parceria com a instituição social amigos do bem.

*Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. - Campinas: NEPA UNICAMP, 2011. Média de mercado coletada em dez/23.

 

DORITOS® e Impacto Black: Fortalecendo lideranças negras e ONGs pelo Brasil

Por meio de DORITOS®, a PepsiCo Foundation e a PepsiCo, se juntaram ao Instituto Feira Preta para lançamento do edital Impacto Black, que impulsionará 10  organizações sem fins lucrativos que estejam desenvolvendo trabalhos relevantes e inovadores nas áreas de oportunidades econômicas, combate à fome e ações em benefício da agricultura urbana e/ou regenerativa.

A iniciativa, que acontecerá em 2024 e 2025, abrange 10 ONGs e suas respectivas comunidades em todo o país. Os principais resultados incluem o fortalecimento do ecossistema de ONGs lideradas por pessoas negras, visando crescimento e sustentabilidade de impacto por meio da metodologia Afrolab do IFP. Além disso, o programa busca aumentar a visibilidade de lideranças negras e sua ONG por meio de campanhas da marca DORITOS®.

 

Impacto Black

 

DORITOS® Rainbow: Um Caminho de Inclusão e Diversidade LGBTI+ no Brasil

Desde 2017, o projeto DORITOS® Rainbow tem atuado na promoção da diversidade, equidade e inclusão de pessoas LGBTI+ no Brasil. Desde o início do projeto a marca investiu mais de R$ 4 milhões em apoio a causa, fortalecendo 21 instituições sociais dedicadas à comunidade LGBTI+ em todo o Brasil, impactando diretamente mais de 100 mil pessoas.

Em 2019, DORITOS® Rainbow convidou o público a celebrar as diferenças no Rock in Rio, tornando-se o snack oficial do festival. A marca também foi pioneira ao patrocinar o espaço para Pessoas com Deficiência (PcD) no evento, promovendo inclusão desde 2017.

Em 2020, DORITOS® lançou a campanha #1Kiss1Donation, convertendo beijos virtuais em doações para 10 instituições LGBTI+ e estabeleceu uma parceria com a Rede Filantropia para oferecer cursos online gratuitos a projetos e ONGs LGBTI+. Essa iniciativa impactou diretamente 2.177 pessoas e aproximadamente 50.000 indiretamente, capacitando organizações para promover a diversidade e a inclusão.

Em 2022, a campanha #RespeitaMinhaIdentidade foi lançada, focada em dar protagonismo às pessoas trans e travestis. A parceria com TODXS e ANTRA ajudou mais de 700 pessoas, promovendo a retificação de nome e gênero em todas as regiões do país.

Ainda em 2022, a marca venceu pela segunda vez o Prêmio Rock In Rio Atitude Sustentável na categoria Stand. Durante o festival, DORITOS® apoiou serviços de acessibilidade e reciclou embalagens em parceria com a Braskem. O stand foi projetado com sinalização em braille, mapas e pisos táteis, QR codes com audiodescrição, elevadores acessíveis, rampas de acessibilidade e banheiros sem determinação de gênero, reforçando o compromisso da marca com a inclusão e a sustentabilidade. 

 

 eQlibri®: Viva Com Gosto de Liberdade!

eQlibri® lançou a campanha de combate à violência contra a mulher “Viva Com Gosto de Liberdade”, reforçando os pilares de liberdade e acolhimento como parte de seu posicionamento. A campanha surgiu com o objetivo de amplificar a mensagem a respeito do tema e como um lembrete para que as mulheres sejam escutadas sem julgamentos e acolhidas por meio de suporte, atenção e cuidado.

Como parte do movimento, atuaram como parceiros da marca: o Instituto Free Free, uma organização social de auxílio em diversas frentes para mulheres que estão em momentos distintos de vida e a ONG Cruzando Histórias, que tem como foco a orientação de carreira e apoio psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

TODDYNHO® e Amigos do Bem transformando Vidas no Sertão Nordestino

A marca apoiou o projeto socioeducacional da Instituição Social Amigos do Bem. A marca apoia financeiramente 2 Centros de Transformação localizados nos municípios de Muriti, no Ceará, e Inajá, em Pernambuco.

Ao longo de um ano (2023/2024), o investimento de TODDYNHO® foi usado para apoiar a manutenção de iniciativas promovidas pela instituição nas duas unidades e impactou diretamente 250 crianças e adolescentes. Além do acesso à educação de qualidade, os impactos também consideram a distribuição de 240 mil refeições e indiretamente o apoio à instituição a impactar 5 mil crianças e adolescentes.

crianças sorrindo com camisetas do Amigo do Bem

 

LAY’S® Replay: O esporte como transformador social

Em 2021, LAY’S® anunciou uma nova iniciativa global, LAY’S® RePlay, para levar alegria a comunidades em vulnerabilidade social em todo o mundo por meio do poder do futebol. A marca fez parceria com a UEFA Foundation e a streetfootballworld para reutilizar pacotes de salgadinhos vazios com o objetivo de ajudar a criar campos de futebol sustentáveis, unindo as comunidades e promovendo resultados positivos para as pessoas e para o planeta. No Brasil a organização beneficiada é a Fundação EPROCAD, localizada na cidade de Santana de Parnaíba em São Paulo.

               

Os campos LAY’S® RePlay maximizam o valor social, ao mesmo tempo que minimizam o impacto ambiental. Desde os materiais que compõem o campo até a instalação, os campos são projetados para serem o mais ecologicamente sustentáveis possível. Em parceria com a GreenFields, fabricante global de campos artificiais, as embalagens vazias de LAY’S® são recolhidas por parceiros locais de coleta de resíduos e reciclagem, e recebem uma segunda vida - triturados e convertidos em paletes que formam a camada de base por baixo do gramado, chamada Ecocept™.

             

Tanto a grama quanto a camada Ecocept™ são 100% recicláveis no final de sua vida útil. Além do gramado, a marca se comprometeu em adotar uma estratégia de compensação de carbono que garantirá que todos os campos ofereçam uma pegada de carbono neutro ao longo de sua vida útil de cerca de dez anos.

LAY’S® RePlay vai muito além da entrega de campos de futebol nas comunidades. O projeto oferece programas esportivo-educacionais para promover impacto social de longo prazo e utilizam o poder positivo da atividade física e do futebol para tratar de questões sociais que afetam, principalmente, as comunidades locais.

No Brasil o programa é implementado pela Fundação EPROCAD, proporcionando desenvolvimento social, emocional e físico para jovens por meio de sessões de futebol com a metodologia Football3. O método visa fomentar a inclusão social e promover habilidades essenciais para a vida, tais como trabalho em equipe e fair play. Ao menos 100 jovens são beneficiados pela iniciativa.

 

ACESSO À ÁGUA

Uma Mão Lava Outra

Em parceria com a Habitat para a Humanidade, o presente projeto teve como objetivo ampliar a proteção dos moradores de favelas, periferias e dos grupos vulneráveis em relação à COVID-19 por meio da instalação de pias comunitárias de acesso à água e sabão para higienização das mãos e de obras emergenciais nas moradias, eliminando as principais precariedades que agravam o risco da transmissão da COVID-19, com especial foco em soluções WASH (água, saneamento e higiene).

Na primeira fase do projeto foram instaladas 240 estações para a higienização das mãos em comunidades de alta vulnerabilidade, impactando 72 mil pessoas diariamente pela ação, já na segunda fase 28 famílias em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas pelas obras emergenciais de acesso à água, saneamento e higiene, beneficiando diretamente 99 pessoas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 

AGUA

VOLUNTARIADO

 

Um Sorriso de Cada Vez é o nosso primeiro programa global de voluntariado concebido com todas as pessoas que trabalham na PepsiCo. Isto avança nossa missão de Criar Mais Sorrisos a Cada Gole e a Cada Mordida e nossas ambições com PepsiCo Positive (pep+).

VOLUNTARIADO

Um Sorriso de Cada Vez aproveita a estratégia da PepsiCo e recursos globais em nível local para impactar positivamente as comunidades. Estamos unindo os(as) nossos(as) funcionários(as) e trabalhando com parceiros comunitários, ONGs locais e instituições para enfrentar seus desafios e avançar nossas ambições pep+.

Por isso, queremos capacitar todos(as) os(as) nossos(as) funcionários(as), desde a linha de frente até os(as) executivos(as), para participarem deste voluntariado global e ter um impacto local onde trabalhamos, criamos memórias e vivemos.

Nosso propósito é cultivar a prosperidade em nossas comunidades, unindo os esforços de nossas incríveis equipes para maximizar nosso impacto. Por isso, a abordagem do Brasil para o engajamento dos funcionários em 2023 resultou em: mais de 15 mil horas de voluntariado e mais de 1.200 voluntários(as) engajados(as) desde 2022, 1º lugar em engajamento de voluntariado na América Latina e 3º lugar mundial.

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Para 2024, juntamente com os Green Teams (Equipes Verdes), o Brasil tem um pipeline de iniciativas planejadas que variam dentro de nossas áreas estratégicas de impacto social, como segurança alimentar, reciclagem e oportunidades econômicas.

Como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas, temos uma oportunidade e a responsabilidade de usar nossa escala para ajudar a construir um mundo e um sistema alimentar mais sustentáveis. Um sistema que preserva o planeta e impacta positivamente as pessoas e comunidades com as quais trabalhamos e servimos.

 

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PROJETOS DE INCENTIVO

Há mais de 10 anos, a PepsiCo tem trabalhado ativamente com as leis de incentivo à cultura (PROAC) e ao esporte (PIE) no estado de São Paulo, selecionando projetos que estejam em linha com a nossa estratégia PepsiCo Positive. Além de apoiar os projetos e seus beneficiários, a PepsiCo também se empenha em integrar sua comunidade interna, incentivando a participação dos colaboradores nos eventos, distribuindo brindes e promovendo o engajamento interno por meio dessas conexões. Desde 2017, investimos cerca de R$ 4 milhões em projetos, como:

 

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é um evento que se destaca por sua contribuição à conscientização e educação ambiental através do cinema. Entre 2017 e 2020, a mostra exibiu com apoio da PepsiCo, filmes com temática ambiental de diversos países, oferecendo ao público um conteúdo audiovisual rico e atualizado sobre as várias facetas das questões ambientais. Com um investimento de cerca de R$ 600 mil da PepsiCo, o evento promoveu um amplo debate focado no desenvolvimento sustentável e impactou cerca de 370 mil pessoas em todo esse período.

 

EPROCAD

A PepsiCo apoiou os projetos da Fundação EPROCAD, que desenvolvem iniciativas educacionais e esportivas para promover a inclusão social por meio do esporte. Realizados no contraturno escolar e com duração de 12 meses, os projetos beneficiam crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Com um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão ao longo dos anos de 2017 a 2023, cerca de 300 jovens foram impactados diretamente a cada ano.eprocad

Acqua Paradesportiva VII

O projeto ACQUA Paradesportiva VII, promovido pela Associação Paradesportiva de Integração Naurú, busca oferecer esporte para todos, desde a iniciação até o altíssimo rendimento, nas modalidades de Atletismo, Natação, Bocha e Vôlei de Praia. Com um investimento da PepsiCo de R$ 101 mil, o projeto proporcionou estrutura de apoio adequada e impactou diretamente 130 atletas, incluindo atletas paralímpicos e olímpicos de base e de alto rendimento.Melhor-equipe-jovem

Fundação Bienal de São Paulo

A PepsiCo foi uma das patrocinadoras da 35ª Bienal de São Paulo, intitulada "Coreografias do Impossível", que abordou as questões dos povos originários e suas lutas. Além disso, a Fundação Bienal de São Paulo também organizou com apoio da PepsiCo uma exposição virtual chamada “Semana de 22, modernismo e Bienais: arte indígena como ponte para outras contemporaneidades”, que incluiu um seminário on-line na abertura, com o registo audiovisual e as pesquisas relacionadas disponíveis no site da Fundação. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 330 mil, envolveu a criação de um novo portal no site da proponente e a realização de ações de contrapartida social. Durante esse período, 1,4 milhão de pessoas visitaram as exposições, e 50 funcionários da PepsiCo participaram de uma visita guiada à Bienal de São Paulo.

 

Arte, Cultura e Costura

O projeto "Arte, Cultura e Costura," promovido pelo Instituto Tomie Ohtake, oferece um curso de costura voltado para mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social, que estão abrigadas em centros especiais de acolhida em São Paulo. Com um investimento de R$ 400 mil da PepsiCo via Lei de Incentivo à Cultura (PROAC), o projeto não apenas proporcionou capacitação técnica, mas também focou no desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e incentivo ao empreendedorismo das participantes, enriquecendo suas vidas por meio de experiências culturais. A iniciativa impactou diretamente 64 pessoas.

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Restaura! Comida e Escola

 O projeto Restaura! Comida e Escola, aprimora a qualidade da alimentação nas escolas públicas de São Paulo. Com um investimento de R$ 360 mil da PepsiCo, o programa não só busca melhorar a qualidade nutricional das refeições escolares, mas também valoriza o papel fundamental das merendeiras. Através da capacitação, estas profissionais estão expandindo seu repertório culinário e nutricional, ao mesmo tempo em que combatem o desperdício de alimentos. O projeto impactou diretamente em 150 pessoas, incluindo merendeiras, estudantes, profissionais das escolas e seus familiares. Além disso, a iniciativa alcançou uma visibilidade significativa nas redes sociais, com um alcance de 17 mil pessoas, promovendo a conscientização e a importância da alimentação saudável no ambiente escolar.

          

 

Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos

A "Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos" é um evento anual que celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão social. A iniciativa também visa incentivar a prática de atividades físicas como uma poderosa ferramenta para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. Em sua 10ª edição, o evento contou com a participação direta de 15.000 corredores e impactou mais de 1 milhão de pessoas através das redes sociais, reunindo mais de 40.000 participantes ao longo dos anos. A Pepsico, por meio de um investimento de R$ 123 mil, desempenhou um papel importante no apoio e viabilização do evento, reforçando seu compromisso com a inclusão e a responsabilidade social.

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