IMPACTO POSITIVO SOBRE A ÁGUA


Tratamento de Água - PEPSICO

Quando você escolhe algum alimento ou bebida da PepsiCo, você está fazendo escolhas que fazem bem para o meio ambiente! Nossas iniciativas de preservação da água não apenas garantem a qualidade de nossos produtos, mas também contribuem para um futuro melhor para o planeta. Isso é PepsiCo Positive!

No Brasil, reduzimos pela metade o total de água gasta por quilo de alimento produzido, de 4,6 litros (em 2016) para 2,05 (em 2023) e alcançou autonomia hídrica em sua fábrica no município de Itu (SP) - uma área de escassez hídrica -, onde conta com uma estação de tratamento de efluentes (ETE) que potabiliza 100% dos efluentes da operação.

Essa estação de efluentes possui, desde 2019, um dos sistemas mais modernos do mundo para potabilização de água: o MBR. A tecnologia MBR/OR utiliza os chamados biorreatores com membranas, um sistema biológico completo em que membranas de ultrafiltração fazem parte do processo de digestão de matéria orgânica nos efluentes.

Somente nessa planta fabril, deixamos de captar cerca de 27 milhões de litros de água ao mês do município. A iniciativa está sendo implementada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba e Sete Lagoas (MG), com uma economia de água prevista de 70% a partir do início das operações destas ETEs, que deve ocorrer até o final de 2024.

Pelo nosso programa de Agricultura Regenerativa, reduzimos, em 2018, em 60% do uso de água limpa nas estações de beneficiamento que lavam batatas. Isso representa cerca de 50 milhões de litros de água, quantidade de água é suficiente para abastecer uma cidade de 65 mil habitantes por 7 dias no Brasil ou encher 20 piscinas olímpicas. 

Temos também uma estação meteorológica em nossa fazenda de demonstração de Petrolina (PE) e dela extraímos diariamente dados como temperatura, umidade relativa do ar e luminosidade, que nos ajudam a saber exatamente a quantidade de água necessária para irrigar o solo de cada coqueiro. Com isso, conseguimos ter produtividade sem desperdícios.