EQUIDADE RACIAL
A diversidade racial é um pilar fundamental da nossa estratégia e das nossas responsabilidades como uma companhia global.
Nossa meta Brasil é ter 30% de negros e negras em cargos de liderança até 2025.
MOVIMENTO NEGROW
Acreditamos que a equidade racial começa com o reconhecimento de que é preciso movimento, diálogo, ações concretas de conscientização e representatividade! Temos compromissos para fortalecer cada vez mais uma cultura de escuta, respeito e inclusão em um ambiente seguro para que as pessoas sejam quem realmente são! Por isso, criamos o Movimento Negrow: com o nosso grupo de afinidade de raça buscamos acelerar cada vez mais a inclusão de pessoas negras em posições de liderança! Nossa meta é atingir 30% até 2025. Quer fazer parte do nosso time? Confira nossas vagas:
https://www.pepsicojobs.com/main/.
SELO DE IGUALDADE RACIAL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Fomos reconhecidos(as) pelo Selo de Igualdade Racial, da Prefeitura de São Paulo, uma política afirmativa, que incentiva que as empresas tenham em seu quadro ao menos 20% de profissionais negros e negras, distribuídos hierarquicamente.
PARA AS NOSSAS PESSOAS:
- Letramento Racial: que traz informações e conceitos básicos sobre o racismo no Brasil, contribuindo para conscientização de nossas pessoas na jornada pela equidade racial.
Elaborado e ministrado por integrantes do grupo de afinidade de raça, o Negrow, a iniciativa já envolveu lideranças e funcionários(a) administrativos em sessões online.
Também, a ação chegou aos colaboradores(as) das fábricas, centros de distribuição e rotas de venda por todo o país por meio de vídeos, acessíveis na plataforma de treinamentos e em nosso aplicativo de comunicação interna, o PEPapp.
- Lançamos em 2019 internamente o Programa de Mentoria para Profissionais Negros e Negras, focado no desenvolvimento de carreira e na ampliação de horizontes para formar as lideranças do futuro.
- Dentre os ERGs (Grupos de Afinidade), temos o Negrow – formado por funcionárias e funcionários PepsiCo voluntários(as), para fomentar a discussão e ideias voltadas para o tema de Raça, propondo
ações internas e externas à organização em busca de uma maior equidade e oportunidades iguais a todos e todas.
Nossa turma de First Gen (estágio) de 2020 teve 31% de representatividade racial e 67% de representatividade feminina, e o Next Gen (trainees) de 2020 trouxe 53% de representatividade racial e 67% de representatividade feminina entre os contratados.
Novas turmas de estágio e trainee dão show de representatividade e engajamento!
PARA A SOCIEDADE
Patrocinamos a Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação) - ação em prol da igualdade racial que utiliza o ensino da língua inglesa como ferramenta de transformação social. A PepsiCo é a primeira empresa do segmento de bens de consumo a abraçar a iniciativa, desde 2019. São realizadas aulas de inglês e mentoria para grupos de 92 estudantes universitários e universitárias negros e negras de comunidades em vulnerabilidade social da Grande São Paulo.
O programa tem a duração de dois anos e é acompanhado de mentoria dos executivos das organizações parceiras e de workshops para desenvolvimento profissional. O curso, workshop, materiais e transportes são patrocinados pelas empresas que lideram a iniciativa.
A PepsiCo investirá R$ 16,5 milhões nas comunidades brasileiras por meio de projetos de impacto social, até 2022.
A estratégia, que conta com investimentos diretos e da Fundação PepsiCo, braço filantrópico da companhia, beneficiará mais de dois milhões de pessoas e está ancorado em três frentes de atuação: Segurança Alimentar, Acesso à Água e Prosperidade Econômica, pilar em que firmou parceria com cerca de 20 organizações não-governamentais e instituições proeminentes, que já lideram agendas de promoção da equidade racial e de gênero para as comunidades.
Portanto, a PepsiCo manterá sua atuação direcionada a iniciativas que visam expandir a empregabilidade de pessoas negras, em especial para jovens adultos:
- Festival Feira Preta - iniciativa que valoriza o empreendedorismo negro, reconhecendo que ele é fundamental na construção de um ecossistema mais justo e equilibrado em oportunidades e resultados financeiros para a população negra;
- ANIP – Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia;
- RME – Rede Mulher Empreendedora - a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil;
- Iniciativa LIFT - que utiliza o ensino da Língua Inglesa como ferramenta de mobilidade social;
- GOYN - Uma grande aliança para promover a inclusão produtiva de jovens na cidade de São Paulo;
- Mulheres Com Propósito – Programa gratuito de incentivo à empregabilidade feminina, feito pela PepsiCo em parceria com a FUNDES.
MOVER - Movimento pela Equidade Racial
Temos muito orgulho de fazer parte do MOVER, uma coalizão de grandes empresas que surgiu com o objetivo de atuar como ferramenta de contribuição e ação no combate ao racismo.
O MOVER se compromete a promover a equidade racial, em um plano de ação que ambiciona gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas.
PRÊMIO SIM À IGUALDADE RACIAL
Elaborado pelo ID_BR - Instituto Identidades do Brasil, o Prêmio Sim à Igualdade Racial tem objetivo de reconhecer os principais nomes e iniciativas que trabalham em prol da igualdade racial no Brasil com impacto sobre os pilares de Cultura, Educação e Empregabilidade.
A PepsiCo foi reconhecida enquanto uma das finalistas do Prêmio em 2021, por seus programas internos, grupos de trabalho e posicionamento externo em prol da equidade racial.
EQUIDADE DE GÊNERO
A PepsiCo busca constantemente apoiar a equidade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico e social de mulheres e oferecendo ferramentas para que elas tenham mesmas oportunidades que eles, dentro e fora da companhia.
Nossa meta global e Brasil é ter 50% de liderança feminina até 2025. Atualmente temos 47% de mulheres em posições de liderança no Brasil, sendo que o Comitê Executivo da companhia (C-Level) no país é composto em 60% por mulheres.
PARA AS NOSSAS PESSOAS
Principais iniciativas no Brasil:
- Em 2017, assinamos o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e aderimos à iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero.
- O programa Ready to Return é uma iniciativa global da PepsiCo que visa dar oportunidade para que profissionais que pausaram sua carreira corporativa (seja pela maternidade, viagens ou outros motivos pessoais) por dois anos ou mais regressem ao mercado corporativo. No Brasil, já tivemos 3 edições do programa, com mais de 6 mil inscritos.
- O programa Doce Começo oferece licença de maternidade, parental e de adoção de seis meses e acompanhamento especializado em todas as fases da gravidez, auxiliando gestantes e os(as) recém-nascidos(as). Também oferece retorno gradual da licença maternidade (jornada de trabalho de meio período no primeiro mês de retorno).
- Vendas Por Elas: movimento em prol da representatividade feminina na área de Vendas da PepsiCo, reforçando o mote de que Lugar de Mulher é onde ela quiser.
- Equidade é Prioridade: assinamos o compromisso do programa em 2020. Esta agenda estabelece metas para liderança feminina, e cumpre os WEPs (Women’s Empowerment Principles). O projeto faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e prevê 30% de mulheres ocupando cargos de alta liderança até 2025 e 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030, metas concordantes com um de nossos objetivos globais próprios, de ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2025.
- Dentre os ERGs (Grupos de Afinidade), temos o EmpoderA – formado por funcionárias(os) PepsiCo, para fomentar a discussão e ideias voltadas para o tema de Equidade dentro e fora da companhia.
- Linha Inspire: linha de produção formada 50% por mulheres e 50% por homens desempenhando as mesmas funções.
eQlibri®
Desde 2017, eQlibri® constrói seu posicionamento com foco no empoderamento da mulher, o que têm pautado todas as movimentações da marca - do produto às campanhas. Atuando também de forma consistente no apoio a institutos, projetos e eventos que dão suporte às mulheres e possibilitam discussões em torno do tema do empoderamento feminino. A marca eQlibri® está ao lado de iniciativas importantes como a consultoria Plano Feminino e do Instituto Free Free.
Em seu histórico de incentivo à mulher na libertação de padrões impostos pela sociedade, a marca lançou, em 2021, a campanha #MeGostoSemDesculpa. Durante o mês de março, influenciadoras digitais expuseram o tema da autoaceitação em suas redes próprias, primeiro por meio de comportamentos repetitivos com pedidos de desculpas sem necessidade, em diversos momentos do cotidiano. Depois, a revelação do movimento, que gerou muito diálogo e reflexão sobre a questão.
Em 2020, a marca lançou eQlibri® Pipoca e a campanha "Estoure-se" - que convidou as consumidoras a se transformarem - assim como os grãozinhos de milho -, colocando para fora o que elas têm de melhor. Um prol do empoderamento feminino, a marca também já criou filtro no Instagram que não modifica a aparência do usuário. O objetivo desta ação é incentivar a aceitação, com o mote ‘me gosto com gosto’.
PARA A SOCIEDADE
Também como parte dos nossos investimentos sociais, manteremos nossa atuação direcionada a iniciativas que visam expandir a empregabilidade de mulheres, como, por exemplo, a Rede Mulher Empreendedora (RME), a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil;
Mulheres com Propósito
O programa Mulheres com Propósito tem como objetivo apoiar mulheres por meio de oportunidades de educação, empreendedorismo e empregabilidade.
A PepsiCo e a FUNDES, organização internacional focada no desenvolvimento social, oferecem capacitação para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e ajudar as mulheres empreendedoras a fortalecerem seus negócios.
O programa foi lançado em 2018 no Brasil e já certificou mais de 1.000 mulheres, e tem a meta de impactar 2.000 no país, e 12 mil na América Latina.
No Brasil, onde as mulheres representam a maioria da população e lideram quase 40% das famílias, essa iniciativa tem o potencial de alavancar famílias em todo o país e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas.
SELO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
O programa
Mulheres com Propósito, lançado pela PepsiCo em parceria com a FUNDES, foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo na quarta edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, que celebra boas práticas de gestão em diversidade, inclusão e promoção de direitos humanos em empresas, órgãos públicos e terceiro setor.
Prêmio WEPs 2021
A PepsiCo foi reconhecida novamente no Prêmio WEPs Brasil 2021 (Empresas Empoderando Mulheres), promovido pela ONU Mulheres, por suas iniciativas de diversidade e equidade de gênero.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Na PepsiCo, as pessoas com deficiência fazem parte de toda a empresa, como na linha de produção, administrativo e vendas. E estamos trabalhando por uma PepsiCo cada vez mais inclusiva:
- Em 2020, fechamos parceria com o
Handtalks e, aqui no Brasil, passamos a contar com a ajuda da, um bot que traduz automaticamente o conteúdo do site da PepsiCo Brasil e do PepsiCo Jobs (site de carreira) para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)!
Somos um site Amigo do(a) Surdo(a)!
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Treinamento de Introdução à LIBRAS para todos(as) os funcionários e funcionárias PepsiCo Brasil, com o intuito de ampliar a integração entre todos e todas e incluir pessoas com deficiência.
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Intérprete de LIBRAS ao vivo para os eventos PepsiCo, sejam eles internos ou externos, bate-papo com a liderança, eventos com estudantes, entre outros.
- Dentre os ERGs (Grupos de Afinidade), temos o
Podemos+ – formado por funcionárias e funcionários PepsiCo, para fomentar a discussão e ideias voltadas para o tema de PCD, propondo ações internas e externas à organização em busca de uma maior equidade e oportunidades iguais a todos e todas.
DORITOS® tornou-se primeira marca a patrocinar o Espaço PcD no Rock in Rio 2019
Durante nossa participação no Rock in Rio 2019, nos tornamos a primeira empresa a patrocinar, com a marca DORITOS®, o Espaço PcD do festival, um local pensado e planejado para melhorar a experiência das pessoas com deficiência, gerando inclusão na Cidade do Rock.
Na ocasião, contamos com uma série de iniciativas para garantir maior comodidade a este público durante os dias de evento, como distribuição de kits livres compostos por equipamentos que se adaptavam à cadeira de rodas tornando-a um triciclo elétrico, oficina de reparos para as cadeiras, além de intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para que todos e todas pudessem curtir o festival.
DORITOS® tornou-se primeira marca a patrocinar o Epaço PCD no Rock in Rio 2019.
CAUSA LGBTI+
Globalmente a PepsiCo tem um longo histórico de apoio às comunidades LGBTI+. Temos compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos, promovemos iniciativas que apoiam efetivamente a causa e buscamos promover a reflexão sobre o tema, a fim de ajudar a quebrar o preconceito e a discriminação.
Exemplos de iniciativas promovidas no Brasil:
- Somos uma empresa signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+;
- Oferecemos a funcionários e funcionárias a possibilidade de ampliar os benefícios dos planos de saúde médica e odontológica aos parceiros, independente de orientações sexuais e de identidades de gênero.
- Anualmente, em junho, promovemos o Mês do Orgulho, onde são realizados debates e palestras sobre o tema, a fim de promover a reflexão e conscientização para não só fazermos parte do processo de empoderamento de LGBTI+ dentro da companhia, como também estimular nossas pessoas a serem aliados(as) da causa.
- Licença parental para casais homoafetivos (masculino ou feminino): uma pessoa do casal poderá pleitear o direito à licença de até 180 dias (6 meses), enquanto a outra poderá usufruir da licença de 30 dias. A licença vale também para adoção, independentemente da idade da criança.
- Por meio do programa TransFormar, buscamos atrair, contratar e incluir profissionais trans e travestis na PepsiCo. As frentes de ação do programa estão ligadas à Política, Benefícios e Conscientização e Instalações. Em 2020, fizemos progressos para garantir o uso do nome social em nossos formulários, sistemas internos e crachás. Também tivemos uma sessão de esclarecimento sobre os benefícios específicos para a comunidade LGBTI+. Com relação a nossos processos de Recrutamento e Seleção, incluímos linguagem neutra na publicidade de nossas vagas e realizamos o Workshop TransFormar para a equipe de Recrutamento e Seleção com pessoas treinadas na condução de processos de seleção com pessoas transgêneros.
- Dentre os ERGs (Grupos de Afinidade), temos o Equal BR – formado por funcionárias e funcionários PepsiCo, para fomentar a discussão e ideias voltadas para o tema de LGBTI+, propondo ações internas e externas à organização em busca de uma maior equidade e inclusão para todos e todas.
Marcas com Propósito
DORITOS® Rainbow é um produto que apoia iniciativas e debates sociais em torno dos direitos do Movimento LGBTI+ no Brasil.
O produto foi lançado em 2017 no país e, desde então, reverte 100%* das suas vendas a instituições ligadas ao movimento e convida consumidores(as) a ampliarem seus pontos de vista praticando tolerância e aceitação. *(exceto em 2020, devido à pandemia).
Em 2021, ao celebrar cinco anos da jornada de DORITOS® Rainbow no Brasil, a marca reafirmou seu compromisso com a causa LGBTI+ e utilizou uma ferramenta poderosa, capaz de expressar a liberdade: a música.
Na campanha de DORITOS® Rainbow deste ano, a marca convidou a cantora Gloria Groove para interpretar a icônica letra de "Freedom", conhecida na voz de George Michael, ao lado de outros(as) representantes da comunidade, que estrelam o filme.
A estratégia faz parte do posicionamento global "For the Bold" da marca da PepsiCo, que traz o conceito de que não há nada mais bold do que ser você mesmo(a), reforçando o respeito e o apoio à diversidade.
Em 2020, DORITOS® Rainbow iluminou a avenida Paulista com as cores do arco-íris no dia em que aconteceria a Parada LGBTI+ (cancelada devido à pandemia de COVID-19), levando uma mensagem de tolerância e importância da inclusão a todo o país.
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PEPSICO BRASIL RECEBEU O SELO DE DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO PELAS AÇÕES DE DORITOS® RAINBOW!
As ações de DORITOS® Rainbow foram reconhecidas pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, que celebra boas práticas de gestão em diversidade, inclusão e promoção de direitos humanos em empresas, órgãos públicos e terceiro setor. As ativações da marca foram reconhecidas como iniciativas de Responsabilidade Social na categoria de Transversalidades, que impacta positivamente pessoas da comunidade LGBTI+ e em situação de rua.
GERAÇÕES
A PepsiCo tem como objetivo continuar a desenvolver uma força de trabalho diversificada, inclusiva e engajada, criando mais oportunidades tanto para as novas gerações quanto para os(as) profissionais com mais de 50 anos. Para isso, temos as seguintes iniciativas no Brasil:
Criamos a plataforma Seja Único ou Única, que visa desenvolvimento de talentos para se tornarem nossos(as) futuros(as) líderes. Dessa plataforma fazem parte os programas First Gen (estágio) e Next Gen (trainee). Com o objetivo de atrair talentos cada vez mais diversos flexibilizamos a exigência do inglês nesses processos e os fazemos às cegas.
Mas para além daqueles que estão em início de carreira, temos também o programa Golden Years, criado em 2016, que promove a diversidade ao abrir espaço para profissionais com mais de 50 anos em todas as nossas áreas. Mais de 400 profissionais já foram contratados(as)
O Golden Years é uma prática de recrutamento que traz ao ambiente de trabalho uma nova perspectiva, reforçando que essas pessoas seguem produtivas e capazes.
Proporcionamos um ambiente inclusivo, onde as pessoas possam se sentir à vontade para ser quem elas são e, desta forma, estimulamos a criatividade e inovação, a colaboração entre diferentes pessoas e gerações, contribuindo para reter e atrair talentos e para garantir a representatividade da sociedade e dos(as) nossos(as) consumidores(as) dentro da companhia.
Lançado em 2016 no Brasil e tem como objetivo abrir espaço para profissionais com mais de 50 anos e promover a inclusão. O processo seletivo segue o modelo já existente na companhia. Isso nos torna únicos e abertos às novas ideias, além de construir um ambiente de trabalho mais inclusivo.
Dentre os ERGs (Grupos de Afinidade), temos o Geração Única – formado por funcionárias e funcionários PepsiCo, para fomentar a discussão e ideias voltadas para o tema de diversidade intergeracional, propondo ações internas e externas à organização em busca de uma maior equidade e oportunidades iguais a todos e todas.