Com PepsiCo Postive (pep+), a PepsiCo busca transformar seu negócio de forma a impactar positivamente o planeta e as pessoas. Por meio de uma Agricultura Positiva não só procuramos gerar menos impactos negativos para o meio ambiente como também ajuda a regenerar o planeta.
A PepsiCo está trabalhando para difundir práticas regenerativas com o objetivo de restaurar o solo em quase toda a área agrícola da empresa, fornecer safras e ingredientes essenciais de maneira sustentável e melhorar a subsistência de mais de 250.000 pessoas em comunidades agrícolas em todo o mundo. Com as iniciativas de uma Agricultura Positiva, também se estima a redução de pelo menos 3 milhões de toneladas de emissões de GEE (gases do efeito estufa) até o fim da década.
Somente no Brasil são 110 produtores(as) agrícolas de batata e coco envolvidos(as) no programa. Mas sabemos que a próxima década é crítica para o desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável, resiliente e inclusivo, portanto, nos juntamos a esse esforço global para implementarmos diversas ações de agricultura regenerativa, bem como, definimos metas ambiciosas, mas tangíveis para os próximos dez anos.
Como resultado, os snacks de batatas do portfólio da PepsiCo, como LAY’S®, RUFFLES® e Batata Palha ELMA CHIPS® são desenvolvidos com batata de verdade, com processo de produção que prioriza a sustentabilidade, fazendo a maioria dos produtos chagarem fresquinhos nos pacotes em até 48 horas*.
Além disso, em 2018, a PepsiCo teve a iniciativa de medir a quantidade de água limpa e potável usada das estações de beneficiamento que lavam as batatas, para reduzir o desperdício. O resultado foi a redução de 60% do uso de água limpa, que representa cerca de 50 milhões de litros de água desde o início do projeto.
Nossas metas globais são:
• Espalhar a adoção de práticas agrícolas regenerativas em mais de 7 milhões de acres (ou 2 milhões e 832 mil hectares ou 2,83 milhões de hectares) de áreas produtivas no mundo, até 2030, o equivalente à toda pegada agrícola da empresa no mundo.
• Tornar todas as matérias-primas da PepsiCo 100% de origem sustentável até 2030.
• Melhorar os meios de subsistência de mais de 250.000 pessoas em sua cadeia de abastecimento agrícola e comunidades, incluindo empoderamento econômico das mulheres. A PepsiCo concentrará seu trabalho nas comunidades agrícolas mais vulneráveis ligadas à sua cadeia de valor global, incluindo pequenos agricultores e trabalhadores agrícolas, mulheres e agricultores minoritários.
*valor estimado a 90% do volume total.