As causas humanitárias também são nossa causa, e através da doação de produtos realizadas via Mesa Brasil, a PepsiCo e a PepsiCo Foundation colaboram com as comunidades.
COVID-19
Um capítulo foi adicionado à estratégia de Cidadania Corporativa em meio a pandemia da Covid-19. Diversas ações somaram-se aos esforços da companhia para auxiliar pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade a #SuperarJuntos este momento sem precedentes. Principais ações:
- 19 toneladas ou 94 mil unidades de TODDYNHO® doados para o Mesa Brasil de Feira de Santana, na Bahia;
- 11 toneladas doadas para Minas Gerais, o equivalente a mais de 122 mil unidades de produtos variados, sendo 8 toneladas para Belo Horizonte e 3 toneladas para o governo de Sete Lagoas, por meio do Mesa Brasil;
- 4 toneladas ou 19.444 unidades de KERO COCO®, doados para a Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco;
- Mais de 2 toneladas, ou o equivalente a mais de 16 mil unidades de produtos foram doados à Associação Cultural Sul Fluminense e para a ADRAS, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro;
- Mais de 136 toneladas de produtos variados foram doadas à população do Estado de São Paulo. Sendo distribuídos para organizações sociais e governamentais na capital, Sorocaba, Itu, Praia Grande entre outras regiões;
- 16 toneladas doadas para Sergipe, destinados à Secretaria de Assistência Social da cidade de Itaporanga D’Ajuda, onde a empresa mantém operação fabril;
- 14 toneladas doadas para o Rio Grande do Sul, destinados a Prefeitura da cidade de Santa Maria e a prefeitura de Estrela, ambas as cidades usarão nossos produtos para compor cestas básicas a serem entregues a comunidade em vulnerabilidade social, e também ao Mesa Brasil de Porto Alegre, que entregará os produtos para organizações sociais;
- 0,5 tonelada - para Curitiba, Paraná, direcionados para o Fundo de Ação Social que está atendendo a população em situação de vulnerabilidade do município, os salgadinhos serão doados para famílias cadastradas no CRAS e em unidades de acolhimento da prefeitura, como abrigos para idosos, crianças e moradores de rua;
- Cerca de 200 toneladas ou mais de 600 mil unidades de produtos PepsiCo destinados ao estado de Goiás.
Apoio às Cooperativas de Reciclagem
• Estamos apoiando os membros de cooperativas de coleta seletiva das organizações que fazem parte dos programas de Reciclagem da PepsiCo, destinando recurso para complementação de renda, para que possam fazer isolamento social remunerado.
• Estão sendo beneficiados mais de 60 cooperativas, em 21 estados.
• Por meio do projeto Reciclar pelo Brasil, o qual fazemos parte, subsidiamos R$600,00 aos cooperados que fazem parte do programa.
• Por meio do IRR (Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva), subsidiamos ticket alimentação por três meses, no valor de R$200, para cooperados junto ao projeto de Reciclagem que mantemos em Minas Gerais.
Mulheres
• Durante a pandemia, o programa Mulheres com Propósito foi totalmente adaptado para o novo cenário de isolamento e se tornou 100% online para continuar apoiando a economia;
• Algumas mulheres formadas no curso de 2019, puderam participar do programa de Mentoria de forma online, realizada no primeiro semestre de 2020, em que 21 de nossas executivas, de forma voluntária, revisaram os planos de ação de cada negócio com o principal objetivo de enfrentar esse período difícil da economia;
• Já no segundo semestre de 2020, 155 mulheres foram certificadas nas novas turmas do curso Mulheres com Propósito, por meio da realização de 4 cursos + 4 oficinas com as facilitadoras.
Voluntariado
- Desenvolvemos, junto à plataforma Atados, formas de voluntariado remoto para nossos funcionários exercerem durante o isolamento social e ajuda a quem precisa, mesmo a distância. Também oferecemos o serviço de bom vizinho (onde os voluntários se ofereciam para realizar compras para a população que deveria se manter em isolamento). São mais de 200 opções de atividades diferentes.
Uma Mão Lava Outra
Por meio da Fundação PepsiCo (braço filantrópico global da empresa) a companhia vai destinar R$ 500 mil para a campanha #UmaMãoLavaOutra, que atuará em 13 estados brasileiros.
O dinheiro será destinado para a organização Habitat for Humanity, que vai instalar 240 estações para a higienização das mãos em comunidades de alta vulnerabilidade. No total 72 mil pessoas serão impactadas diariamente pela ação.
Desastres Naturais
A PepsiCo tem uma política de apoio em situações de desastres naturais e de calamidade nas comunidades que atuamos. Somente nos últimos 10 anos, foram mais de 600 milhões de dólares em doações em produtos ou em recursos financeiros no mundo todo pela PepsiCo e a PepsiCo Foundation.
Doação De Produtos
A PepsiCo Brasil mantém uma parceria com o Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. O objetivo da iniciativa é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em uma perspectiva de inclusão social.
Desde 2014, já foram doadas pela PepsiCo mais de 100 toneladas de produtos e mais de 250 mil beneficiários do projeto. Saiba mais sobre o projeto Mesa Brasil Sesc: www.sesc.com.br/mesabrasil.
Projeto Bandeira Batata
Antes da implantação do projeto, o Colégio Estadual do Campo de Palmeirinha tinha um alto índice de evasão escolar, cerca de 50% de alunos deixavam a escola no nono ano e não iniciavam o ensino médio. Após a implantação do projeto em 2019, esse índice caiu para menos de 5%.
A nota da escola no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) também sofreu um avanço gigantesco. Anteriormente, o colégio mantinha uma média de 5 pontos nas avaliações, e nas provas de 2019 conseguiu avançar para 15 pontos - o que fez com que a escola saísse de uma nota 3,9 para 5,4, sendo considerado o maior avanço registrado na região de Guarapuava.
Leis de Incentivo
Apoiar a cultura e a educação no país significa, para nós da PepsiCo, dar a oportunidade para todos de ter o acesso ao conhecimento e assim contribuir para um país melhor. Veja alguns projetos que apoiamos:
ECOFALANTE
A PepsiCo Brasil apoia a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental como parte de suas ações de conscientização sobre reciclagem. Desde 2012, quando foi realizada a sua primeira edição, a mostra reúne filmes de diversas partes do mundo, abordando temas socioambientais.
A Ecofalante é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada pela ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento com o objetivo de desenvolver projetos que contribuam para a educação e divulgação de alternativas para o desenvolvimento sustentável. Saiba mais: www.ecofalante.org.br.
EPROCAD
A PepsiCo Brasil é parceira do projeto de iniciação esportiva da fundação EPROCAD. Por meio da prática do futebol, a iniciativa oferece oportunidades de inclusão social a crianças e jovens, de 12 a 17 anos, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Além do esporte, a fundação também desenvolve projetos nas áreas ambiental, cultural e de tecnologia. Conheça o projeto: www.eprocad.org.br.
Marketing de Causas
DORITOS® RAINBOW
Desde 2017, DORITOS® possui uma edição especial com o objetivo de dar voz e visibilidade à comunidade LGBTQI+, o DORITOS® Rainbow. A embalagem e o produto trazem as oito cores da bandeira do movimento, a fim de promover um resgate histórico e celebrar a diversidade.
No primeiro ano da campanha, a PepsiCo desenvolveu um projeto junto à Casa 1, ONG que visa acolher membros da comunidade LGBTQI+ em vulnerabilidade social, para ajudar a promover mudanças estruturais que a própria instituição acredita, apoiando o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional e gestão de assuntos pessoais.
O valor arrecadado da venda do snack especial teve o 100% do repasse para a ONG. Foram arrecadados R$100 mil com o apoio dos consumidores e patrocínios no primeiro ano. A volta do produto em 2018 deu a oportunidade de ajudar outras quatro instituições, uma de cada região do Brasil. Em 2019 a iniciativa inovou ao ampliar o projeto para cinco meses, com a campanha indo até o Rock in Rio, o principal festival de música e entretenimento do mundo.
DORITOS® Rainbow transformou os beijos virtuais da campanha #1Kiss1Donationem R$ 1 milhão de reais para ONGs que apoiam a comunidade LGBTI+, ajudando os seguintes projetos: EternamenteSou, Casa Florescer, Casinha Acolhida, Antra, Manifesta LGBT, Grupo Dignidade, Casa Rosa, Todxs, INESC e União do Povo de Santa Edwiges, além cursos online e gratuitos para ONGs em parceria com a Rede Filantropia.