Pesquisa atribui inclusão do grão nas refeições diárias ao controle da pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos e redução da glicemia em indivíduos diabéticos
São Paulo, janeiro de 2025 - Os benefícios da aveia vêm sendo estudados há anos e a relação de seu consumo com a promoção da saúde cardiovascular já é bem estabelecida cientificamente. Recentemente, um estudo de revisão dos atributos nutricionais trouxe um olhar mais abrangente para o grão e revela que seu consumo regular contribui para uma redução significativa na glicemia em indivíduos diabéticos, na pressão arterial em indivíduos pré-hipertensos e no peso corporal em indivíduos com sobrepeso.
Publicado na reconhecida revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition, o estudo clínico “Uma revisão abrangente de meta-análises e revisões sistemáticas do efeito da aveia na mortalidade por todas as causas, risco cardiovascular, risco de diabetes, peso/adiposidade corporal e saúde intestinal” tem YiFang Chu, Diretor de Life Sciences da PepsiCo Global, como um dos autores responsáveis. A pesquisa tinha como objetivo avaliar criticamente a ciência sobre a aveia e sua relação com o risco de doenças crônicas.
Os benefícios do grão, principalmente em relação à saúde do coração, são comumente relacionados à viscosidade das fibras betaglucanas. No entanto, de acordo com a nutricionista Juliana Peccin, gerente Sênior de Life Sciences LATAM da PepsiCo, as pesquisas têm expandido algumas análises para os demais componentes do alimento. “Os outros nutrientes da aveia estão sendo estudados com mais frequência, à exemplo das avenantramidas, um fitonutriente com potencial antioxidante, além dos componentes chamados de ácidos graxos de cadeia curta, formados a partir da fermentação das fibras no intestino e responsáveis pelo impacto positivo na microbiota intestinal”, comenta.
Por esse motivo, a aveia é um alimento cada vez mais recomendado como parte de uma alimentação saudável para ajudar a melhorar a saúde da população. QUAKER®, marca da PepsiCo, é especialista na produção do insumo e há anos atua no mercado com a aveia em diferentes formatos – flocos, farinha e farelo. Com o objetivo de incentivar a inserção do grão em diferentes hábitos alimentares, a marca revolucionou seu consumo ao lançar o “Arroz” de Aveia, que pode ser inserido nas principais refeições do dia, como almoço e jantar.
Visualmente semelhante ao grão de arroz integral, a novidade apresenta mais fibras e proteína vegetal quando comparada* a este ingrediente e traz os benefícios já conhecidos da aveia. “Uma porção de 100g de “Arroz” de aveia QUAKER® apresenta mais da metade da recomendação de betaglucanas que seria necessária para ajudar a reduzir o colesterol, quando consumida diariamente dentro de uma alimentação equilibrada”, destaca Peccin.
A ciência aponta que o consumo diário de cerca de 3 gramas de betaglucanas, associado a hábitos de vida saudáveis, ajuda na redução do colesterol. “A vantagem do ‘Arroz’ de Aveia QUAKER® é que ele pode ser inserido no dia a dia, de maneira fácil e saborosa. Considerando uma porção de 100g no almoço e outra no jantar, já é possível atingir cerca de 40% da recomendação de fibras por dia”, conclui a nutricionista.
*Comparado com arroz integral
Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA
UNICAMP - 4. ed. - Campinas: NEPA UNICAMP, 2011.
Média de mercado coletada em dez/23
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.
Sobre a ONG Amigos do Bem
Há 30 anos, a ONG Amigos do Bem atua no sertão nordestino, uma das regiões mais carentes do Brasil. Com projetos contínuos de educação, geração de trabalho e renda, acesso à água potável, cuidados de saúde e moradia digna no sertão nordestino, todos os meses, mais de 150 mil pessoas são atendidas em 300 povoados isolados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A instituição criou um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, conta com a atuação de quase 11 mil voluntários e promove inclusão social e desenvolvimento local atendendo a 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para mais informações sobre a ONG Amigos do Bem acesse o site e Redes Sociais: Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.
Topics: