Nosso foco
Investimos em impacto social tangível desde 1962.
Colaborando com colegas da indústria, organizações locais e internacionais, ONGs e nossos funcionários ao redor do mundo, estamos em uma missão para construir um sistema alimentar mais sustentável e um mundo mais equitativo através do poder da comunidade. Ouvir, aprender e ser guiado pelas comunidades que servimos é a única maneira de enfrentarmos os maiores desafios que nossa sociedade global enfrenta.
Embora nosso alcance seja global, entendemos que são necessários esforços colaborativos de muitos para fazer mudanças reais nas comunidades locais onde operamos. Percebemos que podemos fazer ainda mais quando unimos forças com colegas da indústria, organizações locais e internacionais, e nossos funcionários para fazer mudanças em grande escala.
Segurança alimentar
As comunidades florescem quando recebem os alimentos nutritivos de que precisam. As crianças são melhor educadas; as economias crescem; e as pessoas vivem vidas mais saudáveis e longas.
Saiba mais +
Segurança alimentar
Em 2022, mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo sofreram de fome, o que corresponde a 10% da população mundial. Com base nas projeções atuais, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS 2), que visa erradicar a fome até 2030, não será alcançado para quase 660 milhões de pessoas.
Desde 2018, os programas de Segurança Alimentar na América Latina alcançaram mais de 7,8 milhões de pessoas, distribuindo mais de 16 milhões de refeições. Estamos combatendo a fome mundial entregando refeições, ajudando os bancos de alimentos a fortalecer as suas operações, fornecendo suporte logístico e conhecimento técnico na área de nutrição, e apoiando a segurança alimentar de longo prazo.
Nossos(as) parceiros(as):
Gastromotiva: A Gastromotiva é uma organização social brasileira que utiliza a gastronomia como ferramenta para transformação social. Fundada pelo chef David Hertz, a organização promove educação e capacitação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade, ajudando-as a se tornarem cozinheiros sociais ou empreendedores na área de alimentação. Desde 2021, a Fundação PepsiCo tem abordado o acesso a alimentos nutritivos em parceria com a Gastromotiva, possibilitando, até o momento, a doação de mais de 300 mil refeições em diferentes regiões do Brasil.
Global Foodbanking Network (GFN) e o Mesa Brasil: De 2020 a 2022, em resposta à pandemia de COVID-19, a parceria entre a Fundação PepsiCo, a Global Foodbanking Network (GFN) e o Mesa Brasil ajustou o foco do programa de café da manhã escolar para o apoio alimentar a pessoas em vulnerabilidade, devido à crise sanitária e econômica gerada pela COVID-19. Durante esse período, com o alinhamento da Fundação PepsiCo, foram garantidas cestas básicas para famílias com crianças em situação de insegurança alimentar.
A assistência técnica da GFN ao Mesa Brasil proporcionou desenvolvimento estratégico para fortalecer as comunicações e a colaboração da rede, incluindo o desenvolvimento de recursos, compra em massa de produtos essenciais e adaptação das metodologias de distribuição. A equipe do Mesa Brasil também participa dos "Laboratórios de Aprendizagem" da GFN, um espaço de formação e partilha de conhecimento para bancos de alimentos da rede nacional. Em 2021, alguns dos tópicos abordados nos "Laboratórios de Aprendizagem" incluíram planejamento estratégico para redes nacionais, orçamento e captação de recursos, além de modelos de boa governança.
Como resultado dessa intervenção, foram entregues 132.482 refeições a mais de 5.636 pessoas em três estados do nordeste do Brasil: Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Água potável
O acesso à água potável é um direito humano. Este recurso precioso é crítico para a dignidade humana, saúde e oportunidade econômica.
Saiba mais +
Água potável
Três bilhões de pessoas não têm água e sabão em casa para lavar a louça. Estudantes perdem 443 milhões de dias de aula todos os anos devido a doenças relacionadas à água. Mulheres e meninas dedicam 200 milhões de horas por dia à coleta de água para suas famílias. Além disso, duas em cada cinco instalações de saúde em todo o mundo não possuem locais adequados para médicos(as), enfermeiros(as) e pacientes lavarem as mãos.
Na América Latina, desde 2011, a PepsiCo e a PepsiCo Foundation ajudaram a proporcionar acesso à água potável para mais de 30 milhões de pessoas. Em 2023, a Fundação PepsiCo apoiou as operações da Water.org no Brasil, contribuindo para o avanço estratégico e programático da organização no país. Esse apoio, somado ao de outros doadores, resultou em um impacto cumulativo significativo em 2023:
- 62.517 empréstimos desembolsados
- 204.066 pessoas beneficiadas
- US$ 44,3 milhões de capital mobilizado
Essa parceria é um passo importante para melhorar as condições de vida e saúde, promovendo acesso sustentável à água para comunidades vulneráveis.
Nossos(as) parceiros(as):
Water.org: Nossa parceria ajudou a ampliar o WaterCredit, que oferece pequenos empréstimos a pessoas em vários países, e proporcionou água potável e/ou saneamento a milhões de pessoas desde 2008. O programa também criou projetos sustentáveis e inovadores que ajudaram a acelerar o acesso à água potável em todo o mundo em desenvolvimento.
Prosperidade econômica
À medida que as necessidades se intensificam globalmente e as famílias enfrentam uma incerteza crescente, nossa Fundação está investindo para fornecer às populações carentes o apoio de que precisam para enfrentar esses tempos imprevisíveis e construir capacidade para um futuro mais estável. Em cada mercado, nossa abordagem é personalizada para atender às necessidades locais.
Saiba mais +
Prosperidade econômica
Comunidades marginalizadas em todo o mundo estão lutando contra as desigualdades diárias, especialmente aquelas que afetam as mulheres. As agricultoras geralmente não são remuneradas e são subvalorizadas, apesar de serem essenciais para alimentar o mundo. Pesquisas mostram que, se as mulheres agricultoras tivessem os mesmos recursos que os homens, elas poderiam aumentar a produtividade de suas fazendas em 20% a 30%, reduzindo potencialmente o número de pessoas famintas no mundo em até 150 milhões.
A PepsiCo Foundation está comprometida com investimentos em programas de educação, treinamento e orientação e com o apoio a proprietários de pequenas empresas de comunidades de todo o mundo para ajudar a estabelecer soluções equitativas para fechar a lacuna de renda e aliviar barreiras históricas.
Nossos(as) parceiros(as):
LIFT: Iniciada em 2019, a iniciativa, feita em parceria com o Instituto Ser+, tem como objetivo ensinar inglês como segunda língua para a mobilidade social de estudantes negros(as), o projeto já beneficiou estudantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Por meio da parceria, mais de 420 estudantes negros(as) serão beneficiados(as) até 2025.
Preta Hub e Afrolab: PretaHub e Afrolab são iniciativas do Instituto Feira Preta que promovem a inclusão de pessoas negras no Brasil, fortalecendo o empoderamento econômico dessas comunidades. Esses programas aceleram e capacitam diretamente empreendedores(as) negros(as) em diversas regiões do país. Desde 2021, com nosso apoio, já impactamos indiretamente mais de 1,5 milhão de pessoas, incluindo empreendedores(as) que passaram a integrar nossa cadeia de valor e participantes do Festival Feira Preta, organizado pela instituição.
Em parceria com DORITOS® e o Instituto Feira Preta, a Fundação PepsiCo lançou no Brasil o Impacto Black, inspirado na iniciativa DORITOS® Solid Black – Black Changemakers. Esse programa tem como objetivo dar visibilidade e fortalecer até 10 ONGs brasileiras lideradas por pessoas negras (Black Lead) que impactam milhares de vidas em suas comunidades, com um alcance direto estimado de quase 3 mil pessoas.
YUNUS: Em parceria com a YUNUS Social Business, estamos apoiando, em 2024, a melhoria das condições de vida de trabalhadores informais de resíduos no Brasil, oferecendo empréstimos de capital paciente para Negócios Sociais que promovem o desenvolvimento de uma infraestrutura mais robusta para a Economia Circular no país.
Essa parceria com a YUNUS Social Business e a PepsiCo Foundation, programada para ocorrer de maio de 2023 a dezembro de 2025, tem como meta impactar diretamente pelo menos 900 pessoas envolvidas na cadeia de valor da reciclagem.
Engajamento dos(as) funcionários(as) e ajuda em desastres
Estamos comprometidos em apoiar as causas que nossos associados valorizam através de programas de engajamento. Em tempos de grande necessidade para nossos associados ou nossas comunidades, a Fundação PepsiCo se destaca. E, em troca, nossos associados retribuem doando seu tempo, talento e apoio financeiro a organizações que fazem um impacto positivo local.
Saiba mais +
Engajamento dos(as) funcionários(as) e ajuda em desastres
A PepsiCo Foundation tem uma longa história de apoio às comunidades onde nossos associados vivem e trabalham. Seja por meio de assistência financeira, subsídios, bolsas de estudo ou eventos de voluntariado - quando outros estão precisando, fazemos o que podemos.
O voluntariado é outra maneira de todos(as) os(as) nossos(as) associados(as) se sentirem mais engajados(as), orgulhosos(as) e conectados(as) à sua equipe e comunidade local. Programas como o de doações beneficentes e o One Smile at a Time oferecem aos funcionários(as) oportunidades de fazer a diferença.
Nossos parceiros:
Give Together: Fomento a ações voluntárias, de acordo com a quantidade de pessoas participantes a Fundação faz uma doação equivalente para a organização social escolhida.
PepsiCo Gives Back: Dobra doações de funcionários(as) realizadas a organizações sociais.
Holiday Hunger: Fomento a ações voluntárias durante o período de festas de final de ano, com grande foco em acesso a refeições.