PepsiCo amplia sistema que permite economia de 75% de água em fábricas

 
  • Operações de Minas Gerais e Paraná vão potabilizar efluentes da produção de snacks, permitindo sua reutilização
  • No Agro, parceria com produtores e lavadoras de batata contribui para redução de 27% de água na etapa de beneficiamento
São Paulo, março de 2025 – A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, impulsionada por sua estratégia de negócios e sustentabilidade, PepsiCo Positive (pep+), anuncia, às vésperas do Dia Mundial da Água (22 de março), a implementação de duas novas estações de tratamentos de efluentes pelo método MBR/OR em suas fábricas de Sete Lagoas (MG) e Curitiba (PR), onde fabrica snacks salgados. As estações - que operam com um sistema que envolve alta tecnologia de biorreatores com membranas e osmose reversa - estão em fase final de testes de operação e devem começar a tratar o efluente das fábricas até o próximo mês. Por meio da iniciativa, a companhia ambiciona uma redução inicial de cerca de 75% do consumo de água em cada localidade. Desde 2019, a empresa mantém uma estação de tratamento de efluentes MBR/OR em sua fábrica de Itu (SP) onde potabiliza quase a totalidade dos efluentes gerados pela produção de snacks salgados, uma média de 18 milhões de litros de água ao mês.

No Brasil, a companhia já reduziu em mais de 50% o total de água utilizado por quilo de alimento fabricado em suas 8 fábricas (linha de base 2015). Além dos MBRs, a PepsiCo desenvolve diversas ações com o objetivo de economizar água em toda a sua cadeia produtiva, como no cultivo de suas matérias-primas, por meio de seu relacionamento com os produtores rurais parceiros.

Redução de água na cultura da batata para chips

No Agronegócio, a PepsiCo apoia práticas regenerativas no campo junto a todos os seus produtores parceiros, fornecedores de batata no Brasil, incluindo ações para a redução do uso de água e o combate ao seu desperdício em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Ao longo da safra 2023/2024, a empresa contratou uma consultoria independente para fazer a verificação do programa de redução do uso de água nas lavadoras e beneficiadoras de batata, visitando e avaliando 18 unidades para categorizar o atendimento destas ao programa de boas práticas da companhia. Após as avaliações observou-se, de forma clara, que a PepsiCo atua como um agente promotor de evolução da cadeia produtiva da batata, estimulando a adoção, cada vez maior, das boas práticas recomendadas. Entre os resultados positivos, destacam-se:
  • 27% de redução no consumo de água dos lavadores de batata em comparação à verificação de 2019/2020;
  • 83% dos lavadores reaproveitam total ou parcialmente a água do processo;
  • 72% captam água da chuva.
Nas fazendas de batata do Paraná e de São Paulo a irrigação por aspersão e mini-aspersão estão sendo utilizadas em áreas pequenas ou de declives, onde o pivô e o canhão de irrigação não são indicados. Desse modo, são evitadas perdas de recursos hídricos com o vento e obtêm-se uma melhor uniformidade da irrigação. Também é possível unir a fertirrigação, garantindo uma distribuição mais eficiente dos insumos agrícolas.
 
 
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
 
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