PepsiCo apoia produção de batatas-semente no Brasil

  • A empresa, uma das maiores compradoras de batata para chips no país, fomenta novas tecnologias e promove o fornecimento de variedades patenteadas aos agricultores. 
  • Desenvolvimento contínuo traz aumento da produtividade no campo.

São Paulo, fevereiro de 2025 - Uma batata chips sequinha, dourada e sempre fresquinha. Quem gosta de abrir um pacotinho de batata chips e se deliciar nem imagina que, por trás das batatinhas LAY’S® há muita ciência no desenvolvimento das sementes e no cultivo dos tubérculos, além de um processo produtivo que prima pela qualidade e segurança na fábrica.
 

As batatas LAY’S® são resultado do investimento e do trabalho de um time de cientistas e agrônomos(as) da PepsiCo de várias partes do mundo e são desenvolvidas para terem um formato mais ovalado, maior teor de amido e menos água. Além disso, o tubérculo é selecionado para ter mais resistência a doenças, necessitar de menos insumos agrícolas e menos recursos naturais. Outra preocupação do desenvolvimento das variedades é a de que tenham um menor ciclo de produção e maior tolerância à mecanização e à estocagem. “Desenvolvemos tudo isso e ainda buscamos ter plantas de maior produtividade, rendendo hoje uma colheita de cerca de 32,5* toneladas por hectare.”, afirma a gerente de agronegócio e responsável pela cadeia de semente da PepsiCo Brasil, Natália de Oliveira.

 

Mas o que é uma batata-semente?
É um termo para se referir às batatas que são utilizadas para o plantio e produção de novas plantas de batata.
Elas são selecionadas para garantir a qualidade e o sucesso do cultivo.

 

“A PepsiCo tem como estratégia a utilização de variedades próprias de batata para sua produção de LAY’S®, RUFFLES® e da batata-palha ELMA CHIPS®, que são chamadas de FRITOLAY® e desenvolvidas e patenteadas pela companhia”, esclarece Natália. “As batatas da variedade FRITOLAY® possuem atributos que vão conferir mais sabor e menor amargor aos chips, além de mais crocância, coloração mais clara na fritura e a capacidade de manter o frescor por mais tempo. Também buscamos um cultivo com menor uso de insumos agrícolas, visando uma produção mais sustentável, com maior segurança aos trabalhadores rurais e com mais qualidade para os nossos consumidores”, enfatiza Natália. 

 

 

Batatas-sementes produzidas em São Gotardo - MG. Foto: Divulgação PepsiCo


 O desenvolvimento da batata dos sonhos

O processo de triagem das melhores batatas-semente da PepsiCo começa no Centro de Pesquisas da PepsiCo, em Rinhelander, Wisconsin, nos Estados Unidos. “Nesta etapa, é observado o comportamento das plantas durante o cultivo e selecionadas aquelas que apresentam melhores características agronômicas e industriais, isto é, são mais saudáveis, com melhor produtividade, adaptação ao clima da região onde serão plantadas e resistência às pragas”, explica a agrônoma. Este processo de seleção clássica leva em média sete anos e, a partir daí, todas as demais etapas são realizadas no Brasil.

 

Chegando ao país, após um período preventivo de quarentena, as plântulas -, como são chamadas as mudinhas de batata-semente - são multiplicadas em um laboratório, ficando uma matriz estocada em nosso Banco de Germoplasma, em Minas Gerais. No local também são realizados:

  1. A multiplicação das plântulas;
  2. O cultivo em estufa para a produção de mini tubérculos (batatinhas semente);
  3. Colheita e envio destes minis tubérculos aos produtores de batata
  4. Plantio para a multiplicação em campo em larga escala.
     
 

Campo de batata no Paraná. Foto: Daniel Bueno

Qualidade do campo ao pacote

Atualmente, quatro produtores parceiros da PepsiCo produzem sementes de batata e um parceiro é exclusivamente sementeiro. A empresa oferece visitas técnicas, eventos para troca de experiências e apoio para a implantação de novas tecnologias aos sementeiros. A PepsiCo não vende batata-semente, mas cede as plantas patenteadas para multiplicação nos sementeiros e faz o controle dessa produção com visitas regulares. “A vantagem para a empresa é a de receber uma batata de melhor qualidade dos produtores rurais, enquanto para eles é mais vantajoso trabalhar com uma variedade mais produtiva. Para os sementeiros, a venda é garantida, pois eles só produzem a quantidade de batatas-semente que for encomendada”, detalha Natália.

 

 

Natália Oliveira, gerente de agronegócio e responsável

pela cadeia de sementes na PepsiCo Brasil

 

O modelo de negócio consolidou a PepsiCo e suas marcas no mercado brasileiro, com RUFFLES® sendo a batata chips número um do Brasil**. Atualmente, a empresa conta com 25 produtores de batata parceiros distribuídos em seis estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Assim, é possível realizar uma produção nas diversas épocas do ano e praticamente todos os dias estar colhendo batata para a produção de snacks. Hoje a produção de batata também é rastreada de ponta a ponta da cadeia produtiva, com mapeamento feito por sensores de solo, drones e aplicativos de acompanhamento da produção, os diários de campo, em tempo real.


A PepsiCo mantém ainda uma parceria com quatro agricultores que oferecem suas fazendas como local para demonstração de boas práticas. Nesses locais, ocorrem experimentos agronômicos em conjunto com institutos de pesquisa e universidades. Além disso, todos os anos a PepsiCo realiza eventos que reúnem especialistas, fornecedores de insumos e tecnologias, produtores de batata e o time técnico da empresa para trocas de conhecimento e experiência em torno de um objetivo comum: cultivar e produzir a melhor batata para chips possível, por meio de práticas mais eficientes e regenerativas para o planeta – são eventos como o Field Day, as Demo Farms, entre outros.

 

Curiosidades sobre a batata:
  • Cada planta de batata-semente rende em média 8 tubérculos de batata, que vão produzir, em média, 32,5* toneladas por 10mil m².
  • Após o desenvolvimento de uma nova variedade de batata FRITOLAY® da PepsiCo, as batatas-semente passam por um processo de testes em campo no Brasil que dura três anos. Somente após a validação industrial e testes de consumidor é que são aprovadas para uso na produção agrícola.
  • Hoje, a PepsiCo fornece 5 variedades exclusivas de batata às sementeiras do Brasil. Além disso, seus agricultores parceiros ainda cultivam a variedade de domínio público Atlantic.



Batatas-sementes produzidas em São Gotardo - MG. Foto: Divulgação PepsiCo


 

Colheita de batata no Paraná. Foto: Daniel Bueno.

 

*De acordo com acompanhamento histórico da PepsiCo do Brasil.

**Segundo auditoria da A.C NIELSEN DO BRASIL LTDA. (CNPJ 33.000.159/0001-65). Tipo do serviço de medição (RETAIL INDEX EVOLUTION). Período: YTD’24 (MAR’23 ATÉ MAR’24) – RY’24 (JUL’24 ATÉ JUN’25). Abrangência geográfica (Total Brasil). Mercado: 51 SALGADINHO – SEGMENTO: BATATA CHIPS. Canais reportados: (INA).

 

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
 

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